Terceirização da limpeza: tudo o que você precisa saber para aplicar

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Não importa a área em que sua empresa atua. Manter um ambiente limpo e bem cuidado é essencial. E depois de viver uma pandemia, as coisas tomaram outras proporções.

Não é mais sobre manter sua empresa livre de uma poeirinha aqui ou ali, é sobre a segurança e saúde de todos os colaboradores. E em muitos casos a terceirização da limpeza pode facilitar demais esse processo.

É isso, a limpeza nunca foi levada tanto a sério como agora.

Mas, claro, como toda decisão corporativa temos que considerar alguns pontos gerais para não sair perdendo na hora da contratação de mais um serviço. É sobre eles que queremos conversar hoje.

Já vamos começar?

A terceirização da limpeza compensa?

Aqui no blog mesmo nós já te demos 5 dicas de gestão de limpeza e conservação da empresa. E elas são muito importantes quando você tem uma equipe para comandar.

Mas para manter tudo limpinho você não precisa necessariamente ter a sua própria equipe e arcar com todos os custos envolvidos no processo. Essa, inclusive, é uma das vantagens da terceirização da limpeza.

Então contratar esse serviço compensa? Depende. Se a sua empresa for pequena e só precisa de uma ou duas pessoas para limpar, não vale a pena.

 para empresas grandes é sempre mais vantajosa a terceirização da limpeza, porque a maioria delas precisa de serviços especializados. Então fica bem mais barato do que manter uma equipe fixa ali só por conta disso.

Mais barato por quê?” Bom, quando você contrata diretamente os funcionários responsáveis pela limpeza, alguém precisa gerenciá-los. Então acaba caindo na mão dos gerentes de almoxarifado e infraestrutura a gestão do que, como e quando vai ser limpo.

Aliás, não só cai na mão deles a organização dessa grade de trabalho, mas também a conferência do serviço: se o cronograma está sendo seguido, se a limpeza está sendo feita da maneira esperada, etc.

Para empresas pequenas é o contrário: uma equipe terceirizada nem vai ter tanto serviço pra fazer, o que acaba encarecendo um serviço que pode ser contratado e gerido com facilidade pelos responsáveis.

Organização da limpeza

A vantagem da terceirização da limpeza é que, geralmente, as terceirizadas já cuidam de tudo para você, inclusive a organização, cronogramas, etc. Mas para funcionar bem, é preciso que o gestor responsável aponte algumas demandas específicas do ambiente.

Por isso, quem é responsável pela infraestrutura e almoxarifado precisa acompanhar de perto todo o processo de contratação da terceirização da limpeza, assim como a definição de funções e áreas a serem limpas.

Já nessa reunião é preciso apresentar um plano básico sobre o que se espera que seja feito pela contratante. E antes de escolher, você também precisa:

  • pedir opiniões de outros clientes sobre a qualidade do serviço e dos produtos;
  • não focar só no menor preço (como dizem, o barato pode sair caro);
  • checar a reputação do negócio;
  • verificar o posicionamento no mercado;
  • conferir documentação e situação trabalhista da empresa.

Quais documentos exigir?

O setor de terceirização de limpeza está em crescimento a nível mundial, juntamente com as empresas focadas em produtos de higienização que te ajudam na proteção diária contra os vírus e bactérias.

Então, a tendência é que surjam cada vez mais empresas nesse ramo – por isso você precisa prestar muita atenção a esse tópico aqui!

Na hora da contratação, cheque os antecedentes da empresa. Viu que ela tem muitos processos trabalhistas? Bom, não é porque a empresa é terceirizada que não precisa cumprir com as obrigações e garantir o mínimo aos funcionários, não é?

Não entregaram as certidões negativas de débitos? Já é outro mau sinal e isso diz muito sobre como a empresa costuma fazer negócios.

Por isso, para fechar o contrato de terceirização da limpeza, solicite todas as certidões, especialmente recolhimento de FGTS e INSS e certificados de qualidade como a ISO:9001. Assim você confirma se a empresa está em dia com as obrigações legais e garante uma boa prestadora de serviços.

Conheça a equipe

Outro ponto importante é ter uma reunião de alinhamento com a equipe da empresa terceirizada de limpeza. São essas pessoas que estarão na sua empresa frequentemente, então conhecê-las é fundamental.

Uma conversa com o gerente de pessoal ou com os líderes já ajuda muito a entender como é o processo, quais produtos usam, como é a política de contração dos funcionários deles, etc.

Assim você consegue ter uma ideia se você e a terceirizada se encaixam, se eles compartilham a cultura da sua empresa e se estão de acordo com o que você espera de um negócio que estará ligado ao seu.

Posicionamento de mercado

O último ponto que vamos reforçar aqui é sobre a especialização da empresa que você vai contratar. Pesquise quais outras empresas eles atenderam. São semelhantes à sua? Eles atendem às suas necessidades e especificidades?

Se não for, questione se e como eles estão preparados para te atender e oferecer os melhor serviço – afinal, a concorrência é grande, como já dissemos, e o que não falta no mercado hoje são atendimentos personalizados.

E todos nós sabemos, boa parte da qualidade do serviço depende do uso dos produtos certos, não é?

Falar em produtos certos e qualidade na mesma frase é sinônimo de Asseptgel. Além dos produtos de higiene pessoal, temos a linha de produtos de limpeza profissional.

Para conhecer a linha completa sugiro que você dê uma conferida no nosso site. Opção é o que não falta – e o melhor, sempre com um representante pertinho de você.

Um abraço e nos vemos no próximo texto.

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