Repelente caseiro para pernilongo com álcool: como fazer?

Homem e mulher com roupas de turistas coçando a pele depois de picada de mosquito.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Você já ouviu falar do repelente caseiro para pernilongo com álcool? Essa é uma das receitas mais famosas e que ajudam na hora de espantar os mosquitos.

Claro que a melhor solução é comprar o produto pronto, com os componentes e medidas corretas. Mas se você quer improvisar e precisa de uma solução de última hora, saiba que o repelente caseiro para pernilongo com álcool funciona sim.

Com a temporada de chuvas chegando, o melhor é se preparar. Então, vamos juntos descobrir como fazer seu repelente caseiro com eficácia e sem riscos? É só continuar a leitura.

Repelente caseiro para pernilongo com álcool funciona?

Depende. O repelente caseiro com álcool funciona se você usar os componentes certos e as quantidades corretas.

Algumas misturas tem mais poder que outras. Nesses casos de misturas mais fracas, pode ser necessário aplicar o repelente caseiro na pele também e não só no ambiente. Ou seja, cuidado se você tem alguma alergia – mesmo falando de produtos naturais.

Esses repelentes funcionam juntando álcool com alguma planta ou semente. Dessa forma, é possível extrair o “óleo essencial” ou o princípio ativo que dá a eficiência ao produto.

A ideia de fazer um repelente caseiro é baseada nos rótulos dos produtos industrializados. Como eles são produtos testados, é mais seguro tentar reproduzir a fórmula em casa do que criar uma nova. Sem contar que agora que cada vez mais itens naturais são usados.

Mas sempre lembrando: se você não é um profissional, tente usar mais produtos naturais do que industrializados na hora de fazer seu repelente caseiro para pernilongo com álcool. E para ficar 100% seguro, compre um já pronto de marcas que você conhece e confia.

Produtos naturais conseguem repelir mosquitos?

Sim, existem várias plantas e óleos extraídos delas que são ótimos para repelir insetos. Elas têm um cheiro super agradável ao olfato humano, mas são desagradáveis aos mosquitos. As mais famosas são:

  • Citronela;
  • Lavanda;
  • Hortelã;
  • Cravo;
  • Manjericão;
  • Tomilho;
  • Alecrim.

Muitas pessoas cultivam as próprias plantas em casa para afastar os mosquitos. É uma forma de a natureza trabalhar no seu ciclo natural, buscando constante equilíbrio.

Mas como não dá para ter todas essas plantas espalhadas por todos os ambientes, usá-lo nas receitas de repelente caseiro para pernilongo com álcool são uma ótima forma de acabar com esses visitantes indesejados. Eles podem tanto ser usados na pele quanto borrifados no ar.

Por outro lado, dispense mistura com vinagre. Apesar de não fazer mal à saúde, pode ser que ele atraia mais mosquitos ao invés de espantá-los.

Pessoa segurando borrifador com repelente caseiro e uma flanela.

Qual álcool usar para repelir mosquitos?

A versão etílico hidratado 70ºGL é o melhor componente nas suas receitas de repelente caseiro para pernilongo com álcool. Ele é encontrado facilmente em supermercados, em recipientes de vidro ou frascos menores.

A sigla GL se refere ao grau alcoólico da solução. E o número 70 já é nosso conhecido para identificar produtos que matam os vírus.

Na hora de fazer seu repelente caseiro, o álcool entra para retirar o extrato da planta, como já te falamos antes. Como a mistura vai ficar um tempo descansando para que os ativos sejam extraídos, o álcool é fundamental para acelerar esse processo.

Até aqui você já entendeu o quanto o álcool pode ser ótimo para seu repelente, certo? Aliás, ele também pode ser um ótimo aliado na limpeza doméstica também.

Mas se você está à procura de receitas práticas. Então, confira as melhores receitas de repelente caseiro para pernilongo com álcool a seguir!

Três frascos com itens para produzir repelente caseiro.

Receitas de repelente caseiro para pernilongo com álcool

Existem dezenas de receitas de repelente caseiro para pernilongo com álcool pela internet. E como dissemos, o melhor é usar os produtos mais naturais possível para evitar riscos à sua saúde ou à de sua família.

Vamos ao passo a passo de como fazer seu repelente caseiro?

  1. Escolha a planta de sua preferência, cortá-la em pedaços e colocar em um recipiente com álcool;
  2. Proteja o recipiente com papel-alumínio;
  3. Deixe a mistura guardada por 7 dias, agitando um pouco todos os dias;
  4. Depois de uma semana, distribua o líquido em vidros menores e coloque nos ambientes, com palitos para difundir a mistura.

Nesse caso, o repelente caseiro para pernilongo com álcool vai funcionar como um difusor nos ambientes. Ou seja, ao mesmo tempo em que vai perfumar o ambiente, também vai afastar os mosquitos.

Quer mais opções? Confira a seguir:

Repelente de cravo-da-índia para o corpo

Para esse mistura, você vai precisar de apenas 3 ingredientes:

  • 10 g de cravo-da-india;
  • 100 ml de óleo de amêndoas ou óleo mineral;
  • 500 ml de álcool.

Para preparar, basta juntar os cravos e o álcool em um recipiente fechado e longe da luz. Nesse caso, apenas 4 dias são suficientes para tirar o extrato do produto. Só não se esqueça de agitar a mistura 2 vezes ao dia.

Depois, basta coar e acrescentar o óleo corporal de sua preferência. Passe sempre que os mosquitos estiverem te incomodando em casa.

Inseticida natural com arruda

Essa é outra receita simples e rápida de fazer em casa. Você vai precisar de:

  • 100 g de arruda fresca;
  • 250 ml de álcool;
  • 1 L de água.

Na hora de preparar, é só misturar os ingredientes por um minuto no liquidificador e coar. Depois, coloque o líquido em um borrifador e pronto, seu inseticida está pronto para ser espalhado pela casa para espantar as moscas.

Como a mistura envolve água também e o tempo de extração é bem menor, pode ser necessário complementar com um repelente caseiro para pernilongo com álcool na versão para o corpo.

Posts Relacionados

Quer conhecer mais?

Informe seu melhor e-mail abaixo para assinar nossa Newsletter e receber informações sobre lançamentos, novidades e links para as publicações mais recentes.

Logo-ft-start
Asseptgel© Copyright 2020 – Todos os direitos reservados.