Pode passar álcool no celular? E outros eletrônicos?

Blog-post-alcool-no-celular-capa
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Você, que provavelmente está usando seu celular para ler este texto, sabia que ele pode ser mais sujo do que um vaso sanitário? Pode parecer exagerado, mas é isso mesmo que acontece com quem não higieniza o aparelho de forma correta. E qual o jeito certo de limpar? Afinal, pode passar álcool no celular?

Hoje, essa preocupação se tornou ainda mais importante: é máscara, higiene das mãos, desinfecção das compras de supermercado… é tanto procedimento que, às vezes, nos esquecemos dos smartphones, que passam por tantos lugares.

Que álcool em gel é eficaz para higienização das mãos nós sabemos, mas será que pode passar álcool no celular e em outros eletrônicos?

Continue a leitura para descobrir.

virus-pode-passar-alcool-celular

Como limpar celulares

Já fizemos uma lista aqui no blog de produtos que matam bactérias. São vários os produtos que podemos contar para nos ajudar nessa tarefa, mas é sempre importante prestar atenção em que tipo de objeto você vai higienizar.

Por exemplo, passar álcool na tela do celular é diferente de passar na parte de cima da tampa de um notebook. Mesmo que os dois sejam eletrônicos, em algumas partes você pode sim usar álcool, mas outras precisam de mais cuidado.

Mas por que? O álcool é um produto químico. Sua versão em gel foi feita especialmente para higienizar as mãos, mas em algumas superfícies sua aplicação pode danificar o seu eletrônico.

Se você está procurando uma maneira eficiente de manter seu celular livre de vírus e bactérias, aqui vão dicas importantes:

Você pode passar álcool no celular

Sim, pode passar álcool no celular. E o melhor é usar o álcool em gel 70% para fazer essa higienização. É essa a concentração ideal para matar os vírus e bactérias mais poderosas e manter seu smartphone desinfetado em poucos segundos.

Mas como fazer isso sem danificar seu celular? Bom, o primeiro passo é não besuntar o aparelho com álcool em gel. Isso pode estragar seu aparelho. E nem aplicar o produto diretamente nele.

Você vai precisar de dois panos macios e álcool em gel 70. Olha só o jeito certo que pode passar álcool no celular:

  • Desligue o celular e retire a capinha de proteção;
  • Umidifique um pano com álcool em gel;
  • Limpe todo o celular: tela, parte traseira e laterais;
  • Use o pano seco para tirar o excesso de álcool que sobrou.

Simples, né? Pode passar álcool no celular, desde que você não deixe o aparelho úmido depois, principalmente próximo aos lugares que você conecta carregador e fone de ouvido.

Se o álcool em gel escorrer para dentro do seu smartphone, isso pode danificar seu aparelho. Não se esqueça que a concentração do álcool é 70%. Ainda tem bastante água nele. Seque bem e não use muito para que essa água não escorra para o interior.

Ah, e se não secar direitinho o celular, ele pode ficar manchado. Então atenção a esse ponto, hein…

Pessoa segurando um celular e borrifando álcool sobre ele.

E quais produtos não usar?

Agora que você já sabe que pode passar álcool no celular e que ele é muito eficaz. Precisamos te contar também o que não se deve usar de jeito nenhum para limpar o smartphone:

  • Pano com água e sabão: pode até limpar, mas a água não seca de imediato, então é certo que vai escorrer para dentro do seu aparelho. Sem contar que a água da torneira tem outros químicos que podem manchar o celular.
  • Detergente e água: esses dois componentes podem entrar dentro do celular e prejudicar os componentes internos trazendo problemas sérios e até danos irreversíveis.
  • Limpa vidros, desengordurantes e limpadores multiusos: esses produtos são utilizados na limpeza da cozinha e podem manchar a tela do celular e deixá-la com aspecto esbranquiçado.
  • Toalhas, lenços faciais e materiais ásperos: podem arranhar a tela do celular, então não são ideais nem com álcool em gel 70.

O que dizem os fabricantes sobre a limpeza dos celulares

Como os celulares estão quase que o tempo todo em nossas mãos, manter uma limpeza adequada é bom não somente para a gente, mas também para a vida útil do aparelho.

Afinal, o acúmulo de sujeira em certas partes do telefone podem acabar danificando o material que ele é feito, fazendo com que a sua durabilidade diminua.

Pensando na importância de uma boa higienização do celular, os próprios fabricantes dão dicas de como fazer a limpeza dos aparelhos de forma correta e segura. E é sobre isso que vamos falar agora.

Recomendações Apple

Pensando na particularidade de cada smartphone, a Apple apresenta algumas recomendações de limpeza que servem para todos os modelos – desde o primeiro até o último lançamento, o Iphone 13.

De modo geral, as seguintes dicas valem para todos os modelos:

  • Não é recomendado que se use água sanitária ou peróxido de hidrogênio;
  • Antes de utilizar qualquer produto recomendado para a limpeza, desconecte todos os cabos e desligue o aparelho;
  • Podem ser utilizados lenços de álcool isopropílico a 70%, álcool etílico a 75% ou clorox para limpar a superfície externa do Iphone;
  • Não é recomendado utilizar produtos de limpeza ou ar comprimido;

Recomendações Motorola

Se você possui um smartphone da Motorola, saiba que eles também dão algumas dicas sobre como limpar seu aparelho corretamente. São elas:

  • Desligue o aparelho antes de começar a limpar;
  • Use lenços umedecidos com álcool isopropílico com concentração de 70%;
  • Evite umidade nas aberturas do celular como as entradas de fone, carregador, microfone e alto falantes;
  • Não utilizar materiais de limpeza que contenham alvejantes ou agentes abrasivos;
  • Não usar sprays direto na tela.

Recomendações Samsung

E por último, trouxe as recomendações da Samsung que além de dar as dicas de limpeza, também apresenta algumas imagens para exemplificar melhor como manter a higiene adequada dos aparelhos Samsung Galaxy em específico.

É importante lembrar que todas essas orientações são apenas para as superfícies de vidro, cerâmica e metal do smartphone. São elas:

  • Antes de começar a limpar, desligue o aparelho e retire qualquer capa ou acessório que esteja nele, incluindo fones e cabo de bateria.
  • Utilize um pano de microfibra macio e sem fiapos para limpar suavemente a superfície do smartphone.
  • Umedeça a ponta do pano com uma pequena quantidade de álcool isopropílico 70% para limpar cuidadosamente a parte frontal e traseira do celular.
  • Não use ar comprimido ou borrife alvejantes diretamente no telefone.

Utilização do álcool isopropílico 70%

Como é possível perceber, todas as orientações dos fabricantes possuem a mesma coisa em comum: a recomendação do uso do álcool isopropílico em 70%. Isso porque esse tipo de álcool é específico para a limpeza de eletrônicos.

E já que a sua utilização não tem contraindicações para a limpeza dos smartphones, esse produto também se torna uma ótima opção para o momento da higienização.

Inclusive, recomendo a leitura do nosso artigo sobre as diferenças do álcool etílico e do isopropílico, para entender melhor porque ele é recomendado para a limpeza dos aparelhos eletrônicos.

Como limpar outros eletrônicos

Você deve estar pensando que se pode passar álcool no celular, para os outros eletrônicos é a mesma coisa. Não podemos negar, o álcool em gel 70% pode ser usado basicamente na limpeza de todos os eletrônicos. Uma ajuda e tanto, não é?

Mas, claro, mantendo aquela lógica de usar dois panos macios e nunca deixar a superfície úmida. Olha só essas dicas para te ajudar:

Telas de notebook e TV

Alguns erros comuns podem danificar suas telas. O mais importante é sempre fazer a limpeza e higienização dos eletrônicos com eles desligados, para evitar curtos circuitos. Claro, você não vai besuntar as telas, mas ainda sim é um risco. Então, nada de limpar com o aparelho ligado.

Uma dica importante é usar panos macios, que não soltem fiapos, de preferência de microfibra. Já falamos isso no caso do celular, mas com telas maiores é melhor dar atenção a esse ponto, já que isso pode afetar diretamente no resultado da sua limpeza.

Olha só como fazer:

  • Desconecte todos os cabos do aparelho;
  • Umedeça um pano macio, espalhando bem o álcool em gel 70 no pano;
  • Aplique na tela, fazendo movimento leves, retos e em uma única direção;
  • Para tirar manchas de dedo, passe o pano várias vezes no mesmo local, sem pressionar;
  • Finalize passando um pano seco e macio se precisar tirar o excesso de álcool.

Mas não se esqueça de limpar também as outras partes do notebooks e da TV.

limpar-pode-passar-alcool-celular

Limpeza de outros eletrônicos

Assim como pode passar álcool no celular, fones de ouvido, mouses e controle remoto também merecem atenção. Os controles, por exemplo, tem mais bactérias do que você pode imaginar.

Esses detalhes sempre passam despercebidos na hora da limpeza. Sempre focamos demais em como uma dela deve parecer perfeitamente limpa, muitas vezes por estética, que acabamos esquecendo onde mora o verdadeiro perigo quando o assunto são os vírus e bactérias.

Então, vamos caprichar na limpeza desses objetos também, hein… Eles devem estar incluídos no seu cronograma de limpeza da casa.

Ok, você sabe que pode passar álcool no celular e em outros eletrônicos. Mas e quando o álcool em gel é grudento? Por que isso acontece? Será que ele é menos eficaz? Isso tudo você descobre clicando aqui neste link.

Te esperamos lá!

Posts Relacionados

Quer conhecer mais?

Informe seu melhor e-mail abaixo para assinar nossa Newsletter e receber informações sobre lançamentos, novidades e links para as publicações mais recentes.

Logo-ft-start
Asseptgel© Copyright 2020 – Todos os direitos reservados.