Pode levar álcool gel no avião? E na bagagem de mão?

Passageira utilizando álcool gel dentro de um avião.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Hoje em dia, quase todo mundo anda com o seu frasquinho de álcool gel na bolsa, mochila ou no bolso mesmo. Tanto que a gente até esquece que ele está lá, e só vai lembrar na hora de perguntar “pode levar álcool gel no avião?” no momento do embarque.

Os cuidados com a saúde dentro dos aviões também é algo importante para prestarmos atenção. Mesmo com a flexibilização das regras ao combate contra a covid-19, a utilização do álcool gel continua sendo imprescindível.

Portanto, quando for viajar é preciso estar atento quanto às orientações do que pode ou não pode ser levado na mala e bagagem de mão, já que na hora de realizar o check in no aeroporto, sua mala irá passar por uma vistoria, seja para voo nacional ou internacional.

Aliás, as regras para cada tipo de voo podem variar um pouco, e é sobre isso que vamos falar hoje. Afinal, pode levar álcool gel no avião?

Pode levar álcool gel no avião?

Avião parado em aeroporto pronto para o embarque.

Antes de tudo, podemos afirmar que sim, você pode levar álcool gel no avião. O produto pode ser utilizado dentro da aeronave para sua própria higienização, ou você pode levá-lo consigo na mala ou bagagem de mão para ser usado durante a sua viagem.

Inclusive, existem algumas companhias aéreas que fazem a distribuição do próprio álcool gel para os passageiros – a Gol e a Azul são um exemplo delas.

Mas antes de tudo, é preciso se atentar quanto a algumas restrições de quantidade, já que as regras são diferentes para voos nacionais e internacionais. Saiba mais agora!

Pode levar álcool gel em voo comercial?

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) o álcool gel é considerado um item de higiene, e em um voo comercial pode ser transportado até 2L ou 2 kg do produto, não podendo cada frasco exceder 500ml.

Porém, algumas empresas aéreas nacionais possuem suas próprias recomendações de quantidade de álcool gel que podem ser transportadas no avião.

Por isso, é importante verificar com antecedência qual a quantidade permitida através da própria companhia aérea. Para te ajudar, trouxe as recomendações da Gol, LATAM e Azul:

  • Gol: na mala de mão é permitido o transporte do álcool gel em sua embalagem original com capacidade de 100ml ou 100g. O limite total do produto por passageiro é de 1L ou 1kg.
  • LATAM e Azul: seguem a mesma recomendação da ANAC. Sendo 500ml por frasco, com limite total de 2L ou 2kg por passageiro.

Lembrando que essas regras se aplicam apenas ao transporte de álcool gel antisséptico. O embarque com o álcool líquido não é permitido por esse produto ser altamente inflamável.

Para saber mais sobre quais são os itens proibidos e permitidos a bordo, a ANAC disponibiliza uma lista completa do que pode e o que não pode. E em caso de dúvidas você pode entrar em contato com a própria Agência.

Pode levar álcool gel em voos internacionais?

Mala de viagem com álcool, máscara, passaporte e relógio.

Você também pode levar álcool gel no avião em voos internacionais. Nesse caso, as recomendações da ANAC são um pouco diferentes. Para levar na bagagem de mão:

  • O álcool em gel deve ser conduzido em embalagem transparente com capacidade de até 100ml cada, isso inclui gel, pasta, aerossol e similares. Um frasco de 200ml, por exemplo, mas só com 100ml dentro, não pode ser transportado.
  • Você pode levar até 1 litro de álcool gel, mas fracionado em frascos de 100ml. Esses frascos precisam estar em uma embalagem plástica transparente e selável com capacidade de no máximo 1L. Essa embalagem precisa ter uma folga no interior ;
  • É permitida somente uma embalagem plástica por passageiro, e ela deve ser apresentada no ponto de inspeção de embarque;

Para o despache de bagagem, a regra é um pouco diferente:

  • Cada embalagem pode conter no máximo 500ml ou 500g;
  • A quantidade máxima que você pode levar é 2 litros de álcool em gel, separados nessas embalagens de 500ml;
  • Todos os itens pessoais ou líquidos classificados como perigosos entram nessa conta dos 2 litros. Veja uma lista dos itens perigosos aqui.

Mas aqui vale uma dica de ouro: antes de fechar as malas, é importante também conferir o que a companhia aérea recomenda, já que os volumes permitidos podem mudar dependendo da empresa.

Asa de avião em voo ao entardecer.

Falar de viagem é bom demais e seguir as recomendações para fazer um embarque seguro, sem deixar itens para trás é melhor ainda. Então já prepare suas malas para a próxima aventura!

Levar o álcool em gel no avião é menos complicado do que parece. Leve o seu frasco de higiene pessoal com você, seguindo as regras, e se precisar de um maior, compre no destino.

Existem outros produtos que também te ajudam bastante no vôo. Se você precisar higienizar os bancos, por exemplo, tem o lenço umedecido com álcool 70% da Asseptgel. Para uma embalagem portátil e de acordo com as recomendações da ANAC, dá uma olhadinha no nosso chaveiro também.

Mesmo com a pandemia acabando, não podemos descuidar da saúde, ainda mais de férias. Faz assim: vem conhecer a linha inteira e veja os produtos que dão certo pra você. Estamos presentes no Brasil inteiro, e nas farmácias de aeroportos também. Não viaje sem Asseptgel!

Posts Relacionados

Quer conhecer mais?

Informe seu melhor e-mail abaixo para assinar nossa Newsletter e receber informações sobre lançamentos, novidades e links para as publicações mais recentes.

Logo-ft-start
Asseptgel© Copyright 2020 – Todos os direitos reservados.