Orçamento de produtos de limpeza: como fazer?

Mulher fazendo limpeza profissional de uma janela de empresa.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Não podemos te dizer que é fácil fazer um orçamento de produtos de limpeza, principalmente para empresas. Também não é um trabalho impossível. É mais uma questão de dedicação, experiência e, claro, contato com bons fornecedores.

Comprar para uma empresa inteira não é igual comprar para nossa própria casa. Não funciona do tipo “acabou o detergente, vou ali na mercearia repor esse produto”. É preciso ter noção de quantidades gastas, quais produtos não podem faltar etc.

A pessoa que fica responsável por isso geralmente está alocada no almoxarifado, então a organização é imprescindível. Se você trabalha nesse setor, sabe que um erro pode encarecer o produto e trazer prejuízos para a empresa, certo? E nem estamos falando só em quantidade, mas qualidade também.

Bom, não vamos nos adiantar. Temos muitas dicas para montar um orçamento de produtos de limpeza profissional e você vai descobrir tudo agora! Vamos lá?

Carrinho de limpeza em corredor de uma empresa.

Quem faz o orçamento de produtos de limpeza?

Normalmente, o responsável por fazer o orçamento de produtos de limpeza trabalha no almoxarifado. Isso porque é muito mais fácil para esse profissional ter acesso a estoque e às necessidades da empresa.

Mas ele não faz esse trabalho sozinho. O almoxarife é aquele que vai ter noção do que tem na empresa, quem usou o que, o que precisa comprar e em quantas unidades. Só que para ter todas essas informações documentadas, ele conta com o auxílio de outros profissionais da empresa.

No caso da limpeza, tem alguém melhor para opinar do que quem limpa? São essas pessoas que passam as demandas, que contam o que está em falta, o que não tem ainda e que pode ser uma boa opção comprar, produtos que estão sendo gastos mais que outros etc.

Existem dicas importantes para gerir a limpeza e a conservação da empresa e que devem ser consideradas nesse momento inicial. Isso é o que chamamos de levantamento. Agora, vamos começar sobre o orçamento em si. Continue a leitura!

Pessoa usando luva e pano para finalizar a limpeza de uma pia.

O que considerar na hora de montar o orçamento?

Quem faz a terceirização da limpeza, não se preocupa tanto com isso. É normal que a prestadora de serviços já ofereça os produtos. Nesses casos, a compra vai ser menor. Você vai deixar de lado tanta demanda de produtos para limpar e focar em produtos para higienização pessoal.

Os dispensers, por exemplo, precisam estar sempre cheios. Assim como os frascos de álcool em gel nos pontos estratégicos. Mas sempre vale deixar um ou outro produto chave, caso algum imprevisto aconteça.

Mas se a higienização for feita por uma equipe própria, ela vai exigir uma lista maior para montar o orçamento de produtos de limpeza. Vamos aos pontos de atenção?

Faça uma lista do que sua empresa precisa

O primeiro passo do orçamento de produtos de limpeza é colocar tudo no papel. Comece apontando suas necessidades, usos e produtos indispensáveis. O álcool em gel, por exemplo, é um ótimo aliado para diversas situações, tanto em casa quanto na empresa.

Faça um levantamento de tudo que tem na empresa e marque uma reunião com a equipe de limpeza. Veja o que gasta mais, se os produtos vêm em quantidades satisfatórias e anote tudo.

Para não esquecer nada, vale até separar por categorias:

  • EPIs usados pela equipe de limpeza;
  • Panos, flanelas, rodos e vassouras;
  • Produtos para cozinha;
  • Produtos para banheiro;
  • Limpadores de piso;
  • Limpadores de superfícies diversas;
  • Limpadores de vidros e espelhos;
  • Produtos de uso coletivo (como sabão líquido, papeis toalha e higiênico, álcool em gel para mãos etc).

Esses são os principais, mas tudo varia de acordo com o local em que você trabalha. Alguns podem, inclusive, ser usados para mais de uma coisa. Mas o certo é fazer esse levantamento separadamente para não deixar nenhum detalhe passar na hora de criar o orçamento de produtos de limpeza.

Pessoa usando luvas e segurando um balde com produtos de limpeza.

Escolha os melhores preços

Limpeza não é brincadeira. Principalmente depois da pandemia e com o retorno do trabalho presencial, nunca foi tão importante receber seus funcionários e clientes com toda a segurança sanitária possível.

E uma pressão que você sempre vai ter é sobre o valor final da compra. Comprar para empresas em grande quantidade pagando o menor preço possível é sempre um desafio.

Mas existem formas de reduzir esse valor. Vamos especificar isso depois, mas produtos mais baratos podem ser uma cilada na higienização empresarial. Por isso, na hora de montar seu orçamento de produtos de limpeza, pense em:

  • Pedir frascos maiores;
  • Comprar mais unidades, mas sempre observando a data de validade;
  • Fazer orçamentos para dois ou três meses ao invés de um mês.

Com essas três dicas já dá para ter uma boa economia no orçamento de produtos de limpeza, mas sem sacrificar a qualidade do que você vai comprar.

Faça cotação com fornecedores

E para comprar com preços bons e com qualidade, o melhor é ter fornecedores de confiança. Pesquise sobre eles, a reputação da empresa, quais outros clientes eles atendem e saiba tudo sobre a empresa.

É bom lembrar que nem sempre os fornecedores vão ser os vendedores da marca em si. Há empresas que abrem um e-commerce e vendem várias opções.

Mas é sempre importante que nessa cotação do orçamento de produtos de limpeza você apresente três preços de fornecedores para os gestores da empresa. Sempre considere os valores dos mesmos produtos e mesma quantidade, assim os valores não ficarão destoantes.

Além disso, considere também a logística de entrega. Isso pode ser um diferencial do fornecedor. Tudo bem comprar em outra região do país se for para pagar mais barato, mas é importante que os produtos cheguem em bom estado e no prazo previsto.

Pessoa apertando válvula de um borrifador.

Conheça os produtos você está comprando

A gente separou uma parte para falar apenas da qualidade dos produtos. Mas essa é uma parte que você faz involuntariamente durante todo o processo.

À medida que as compras vão acontecendo, você já descobre o que é bom ou não, rendimentos e uma média de valores. Só que gostamos de apresentar tudo isso de forma separada para que você não deixe passar nenhum detalhe na hora de montar um orçamento de produtos de limpeza, especialmente quando faz pelas primeiras vezes.

Vamos aos detalhes:

Pesquise sobre a marca

Lembra quando você pesquisou os fornecedores? Ao entrar em contato com eles, alguns te apresentaram opções de comprar os produtos X, Y ou Z. Se você não sabe muito sobre eles, é a hora perfeita para pesquisar.

Pesquise em sites, nas próprias mídias sociais da marca e até no Reclame Aqui. Uma coisa é fato: quando o consumidor não gosta do produto, ele vai mostrar sua insatisfação em todos esses lugares. Essas informações são muito importantes, bem fáceis de encontrar e te ajudam a escapar das ciladas.

Entenda a qualidade dos produtos

Uma coisa a gente fala com toda a firmeza: não adianta querer economizar comprando produtos de qualidade ruim. Já ouviu aquela frase “o barato pode sair caro”?

Se um produto é mais concentrado, ele pode até ser mais caro, mas também tende a render mais. Agora imagine aquele sabão baratinho, mas que não faz espuma e nem retira toda a sujeira… Você vai precisar do dobro ou até do triplo para limpar de verdade.

Então nada de ficar encantado só pelo preço na hora de montar o orçamento de produtos de limpeza, hein…

Mulher fazendo limpeza profissional de uma janela de empresa.

Quais os melhores produtos de limpeza profissional?

Você que pesquisou sobre qualidade, marca de confiança, reputação da marca e melhor custo-benefício, certamente chegou a um nome, não é?

Quando falamos em produtos de limpeza e higienizadores, a marca número 1 do Brasil é a Asseptgel. Aqui mesmo nós já te contamos sobre quais produtos são essenciais para sua empresa e como podemos te ajudar nessa tarefa.

Nossa marca te acompanha com grandes frascos para economizar mais e ainda nos produtos de higiene pessoal, como álcool em gel, lenços umedecidos e sabonetes. É mais confiança para carregar na bolsa e abastecer o estoque na empresa!

Basta acessar nosso site e conferir nosso catálogo completo. E o melhor é que sempre tem uma loja Start Shop perto de você, em todos os cantos do país.

E já que estamos falando em orçamento de produtos de limpeza empresarial, que tal conhecer os 5 cuidados mais importantes para tomar na empresa? O texto está pronto só te esperando.

Nos vemos lá!

Posts Relacionados

Quer conhecer mais?

Informe seu melhor e-mail abaixo para assinar nossa Newsletter e receber informações sobre lançamentos, novidades e links para as publicações mais recentes.

Logo-ft-start
Asseptgel© Copyright 2020 – Todos os direitos reservados.