O que são os vírus? E como eles atacam nosso corpo?

Pessoa guardando amostras de sangue em um suporte.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

O ser humano se pergunta o que são os vírus desde o início das civilizações. Esses “inimigos invisíveis” são os menores seres existentes na Terra e dependem de células de outros organismos para sobreviver e se reproduzir.

E, com eles, vem várias doenças, como a Covid-19, considerada uma das epidemias mais desoladoras de todos os tempos.

Bom, esses seres existem e para saber como lidar com eles, é preciso saber realmente o que são os vírus. Hoje, a Asseptgel te oferece as duas melhores formas de fazer isso: conhecimento e proteção.

Vamos lá?

Mulher de costas para a câmera trabalhando em um laboratório.

O que são os vírus?

A pergunta sobre o que são os vírus é respondida por vários cientistas e pesquisadores. Eles são seres acelulares, simples e microscópicos, formados por uma cápsula proteica envolvendo o material genético. Dependendo do vírus, esse material pode tanto ser DNA quanto RNA – ou até mesmo os dois juntos.

A palavra “vírus”, inclusive, significa fluído venenoso ou toxina. Ou seja, não é à toa que quando nos perguntamos o que são os vírus, a ideia já é associada a algo ruim, não é?

Como eles são parasitas intracelulares obrigatórios, significa que eles dependem de outras células para se reproduzir. Isso mesmo, eles não possuem metabolismo próprio e dependem de um hospedeiro. É exatamente por isso que existe a discussão se vírus são ou não seres vivos.

Hoje, a ciência conhece cerca de 3600 espécies de vírus, que afetam seres humanos, animais e plantas.

Os vírus são seres vivos?

O médico especialista em infectologia da Universidade de São Paulo (USP), Gerson Salvador, aponta que essa pergunta gera divergência entre biólogos. Mas a maioria aponta que os vírus não são seres vivos.

Uma linha de pesquisadores defende que eles têm seu próprio material genético capaz de gerar descendentes, por isso o vírus é um ser vivo. Por outro lado, ele não consegue gerar descendentes por conta própria e precisa da estrutura celular de um outro ser para sobreviver.

Mas se você se aprofundar no tema, vai encontrar os dois pontos de vista. Ambos bem estruturados e com evidências científicas.

Pessoa guardando amostras de sangue em um suporte.

De onde os vírus vêm?

Quando você se pergunta o que são os vírus, é comum ter curiosidade de saber de onde eles vêm também. Esses seres microscópicos surgiram bilhões de anos antes de nós e até a origem deles ainda é sem precedentes.

Há, inclusive, cientistas que defendem que eles podem replicar o próprio material genético, facilitando a disseminação. Verdade ou não, é impossível negar que os diferentes tipos de vírus são capazes de evoluir junto com os hospedeiros, tornando-se cada vez mais fortes.

A facilidade de propagação a nível mundial já é uma realidade. Por isso, a melhor forma é tomar muito cuidado e buscar o máximo de informações possível, principalmente em sites conhecidos e comprometidos com a verdade – checada e feita de forma profissional.

Onde os vírus podem ser encontrados?

Os vírus podem ser encontrados em basicamente todos os lugares. Além disso, eles podem infectar todos os tipos de células.

E a maior lição na pandemia foi, além de descobrir o que são os vírus e como eles são poderosos, é que eles estão em todas as superfícies. Aliás, até no próprio ar, o que torna a contaminação muito perigosa!

É exatamente por isso que uma das orientações mais importantes é sobre a higienização das mãos. Se você tocar em uma superfície contaminada e, em seguida, levar as mãos ao nariz ou boca, já era.

Mas esses inimigos também moram na nossa casa e até nos aparelhos pessoais que todos temos. O celular, por exemplo, pode ser uma ótima morada para vírus e bactérias. Por isso, uma limpeza correta dos eletrônicos também é de extrema importância.

Agora que você sabe o que são os vírus, é hora de entender como eles agem no organismo hospedeiros. É sobre isso que falaremos a seguir!

Mulher usando máscara cirúrgica sobre nariz e boca.

Como os vírus agem no nosso organismo?

Os vírus usam um corpo hospedeiro e controlam as células dele. Depois, ele infecta essa estrutura até que ela deixe de realizar as próprias funções.

O foco desses inimigos microscópicos é a multiplicação e destruição das células. Assim, fica mais fácil para que eles se espalhem por outras células do organismo e o processo de destruição vai se repetindo.

Como matar os vírus?

Vacina e proteção são as únicas formas garantidas de matar os vírus. No caso dessa proteção, existem produtos que podem ser grandes aliados quando você sabe o que são os vírus e quer combatê-los.

Entretanto, muita gente acredita que o ser humano consegue adquirir uma imunidade perante vírus, com o passar do tempo e a exposição aos riscos. O problema é que eles têm uma grande capacidade de adaptação e mutação. Ou seja, não permanecem para sempre como surgiram.

A segurança completa só vem com vacina ou medicação adequada (no caso das viroses). E isso pode até levar um tempo, considerando essa falta de previsibilidade que os vírus apresentam. Até lá, todo cuidado é válido para ficar livre das doenças.

No caso da Covid-19, uma das doenças mais perigosas, a melhor forma de prevenção é o uso da máscara, higienização correta das mãos e isolamento social. A vacina saiu, mas ainda é necessário cuidado até que a maioria da população esteja realmente imunizada.

Mão com luva cirúrgica segurando seringa com líquido dentro.

Como se proteger dos vírus na rua?

Como já contamos depois de te explicar o que são os vírus, é preciso ter cuidado com todas as superfícies e até com o próprio ar. A forma de lidar com cada microrganismo é diferente, mas todas exigem cautela.

Para vírus mais letais, o uso de máscara é fundamental. Para os mais leves, é importante sempre sair de casa munido de álcool em gel. Ele é perfeito para higienização das mãos e nos protege de várias doenças devido ao seu poder sanitizante. Quando não há água e sabão por perto, ele é eficiente.

Mas existem outros produtos que são ótimos para nossa proteção diária, como:

  • Álcool 70 líquido;
  • Spray antisséptico;
  • Sabonete antisséptico;
  • Espuma antisséptica;
  • Lenços umedecidos.

Esse é um ponto importante para quem vai fazer o retorno ao trabalho presencial, por exemplo. Você já sabe quais os cuidados necessários?

Temos um texto inteiro para contar isso! É só clicar aqui.

Nos vemos por lá!

Posts Relacionados

Quer conhecer mais?

Informe seu melhor e-mail abaixo para assinar nossa Newsletter e receber informações sobre lançamentos, novidades e links para as publicações mais recentes.

Logo-ft-start
Asseptgel© Copyright 2020 – Todos os direitos reservados.