O que mata os vírus? Todos os métodos de prevenção contra patógenos

Blog-post-o-que-mata-o-virus-metodoscapa
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

A pandemia trouxe uma preocupação maior sobre o que mata os vírus e bactérias. Mas não é só quando aparece uma pandemia que devemos nos preocupar. E o tipo de infecção e as doenças causadas por esses microrganismos variam muito.

Como eles são invisíveis a olho nu, o que o ser humano pode falar para garantir sua segurança: quanto mais você se precaver, melhor.

Mas de que forma? Bom, o ideal mesmo é fazer uma listona com todas as armas possíveis para eliminar os patógenos que encontramos no dia a dia.

No texto de hoje vamos te mostrar o que mata os vírus e como fazer isso de forma eficaz. Vamos lá?

Por que os vírus são perigosos?

A princípio, podemos dizer que esses microrganismos são perigosos porque não podemos vê-los. Então não dá para adivinhar se determinada superfície está contaminada ou não.

Bom, na verdade dá para supor. As barras dos ônibus, por exemplo, são cheias desses patógenos. E a gente sabe porque são milhares de pessoas encostando ali por dia. Mas esses microrganismos estão até onde a gente nem imagina.

Só que na nossa própria casa, mesmo mantendo uma limpeza de rotina, tem sempre um lugar que a gente esquece ou nem mesmo se dá conta do perigo que pode ter ali. Os bocais de telefone, mochilas e controles remotos são os mais infectados com bactérias e fungos.

Por isso, ter os produtos de higiene certos, tanto em casa quanto na bolsa, pode ser o que mata os vírus de verdade e garante que a infecção não aconteça.
Então, para que você esteja realmente protegido, invista em:

  • Álcool 70
  • Água sanitária
  • Desinfetantes em geral
  • Limpadores multiuso com cloro ou álcool
  • Detergente/Sabão

Vamos falar de cada um?

Álcool 70

O álcool 70% é o que mata os vírus e que está em alta no momento. Por conta do surto de H1N1 em 2016 e da pandemia de coronavírus em 2020, foi o produto mais procurado nas prateleiras.

A procura e o sucesso do álcool 70 foi tanto que teve gente querendo até fazer em casa mesmo. Mas aqui no blog a gente já contou que não é bem assim que funciona. É preciso toda uma técnica que só os químicos conseguem fazer para garantir a eficácia total. Então nada de arriscar, ok?

São várias as concentrações de álcool por aí, mas ter uma porcentagem acima de 70% é o que mata os vírus mais resistentes, como o coronavírus. Como o causador da Covid-19 tem uma capa de gordura muito resistente, para matá-lo é preciso que a concentração seja a medida certa que não evapore muito rápido, mas que tenha força suficiente para eliminar o vírus. Por isso ele é o ideal.

Água sanitária

Outro produto que tem que aparecer na sua lista de o que mata os vírus é a água sanitária. Ela tem como função principal higienizar e desinfetar superfícies com forte ação oxidante – inclusive com capacidade para combater os vírus mais poderosos.

O problema é que para fazer a limpeza de casa com água sanitária e matar mesmo os vírus, é preciso saber a medida certa a usar. Sim, não tem como usar o produto sem diluir em água. Você já deve saber que ele vai manchar seus móveis e pisos, assim como faz com as roupas, não é?

Olha só as medidas certas:

  • Para casos de prevenção em casa: 25ml de água sanitária para 1 litro de água.
  • Para espaços públicos e casas com infecção por vírus (como a Covid-19): 250ml de água sanitária para 1 litro de água.

Depois é só fazer a higienização no local, como você tem costume, usando a solução que melhor se encaixa na sua situação.

Desinfetantes e Limpadores multiuso

Você pode colocar esses dois produtos na sua lista de o que mata os vírus também. Os desinfetantes são eficazes tanto na limpeza de pisos quanto de banheiros, onde você encontra uma grande quantidade de vírus, fungos e bactérias.

Já os limpadores multiuso que são eficazes mesmo precisam ter dois componentes em sua fórmula: ou cloro ou álcool. Tendo um desses dois já te garante a proteção que você precisa.

Com esses limpadores você pode higienizar móveis e outras superfícies dentro da sua casa. O uso ideal é passar um pano seco e sem nenhum produto só para tirar a poeira e logo em seguida usar uma flanela com os multiusos para completar.

Viu como é simples?

Detergente e sabão

É claro que o básico não poderia faltar. Os detergentes são ótimos para lavar louças e utensílios quando você procura remoção total de gorduras e o que mata os vírus.

Aliás, o detergente e sabão funcionam da mesma maneira com os vírus: quebrando a capa de gordura que eles têm. Depois disso, eles entram em ação e matam os microrganismos de vez.

Existe até sabão antibacteriano que te garante uma proteção extra no combate a vírus e bactérias. É só usar com água, esfregando as mãos por pelo menos 20 segundos, sem esquecer de nenhuma parte, ok?

Pode parecer repetitivo depois de tanto tempo, mas você se surpreenderia ao saber dos 5 erros mais comuns que as pessoas cometem ao higienizar as mãos. Vale a pena conferir para saber se você está realmente protegido como pensa.

O que carregar na bolsa que mata os vírus?

Com a lista que eu te mostrei, você está seguro em casa. Mas e na rua? Como fazer quando você não tem água e sabão ao seu alcance?

Bom, tendo esses produtos que matam vírus na bolsa você pode se sentir seguro:

  • Álcool em gel;
  • Spray antisséptico com clorexidina;
  • Espuma Antisséptica;
  • Lenços umedecidos com álcool e clorexidina.

Não sabe onde encontrar esses produtos e de uma marca que você pode confiar? A Asseptgel é a linha número 1 no Brasil em higienizadores.

Nela você não só pode confiar de olhos fechados como também encontra todos esses produtos essenciais para ter na bolsa. É só acessar o site e conferir!

Nos vemos no próximo texto, ok?

Posts Relacionados

Quer conhecer mais?

Informe seu melhor e-mail abaixo para assinar nossa Newsletter e receber informações sobre lançamentos, novidades e links para as publicações mais recentes.

Logo-ft-start
Asseptgel© Copyright 2020 – Todos os direitos reservados.