O que é clorexidina e como ela ajuda na higienização das mãos?

Blog-post-oque-e-clorexidina-capa
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mas o que é clorexidina?” – toda vez que você vê esse nome em uma embalagem, deve se fazer a mesma pergunta. E aí o tempo passa e você acaba deixando pra lá, afinal, o que importa é que ela impede a ação de vírus e bactérias, não é?

Mas nós aqui da Asseptgel, como somos parte da família Start, somos fascinados pela química. Por isso não poderíamos deixar passar a oportunidade de explicar melhor um dos principais ingredientes dos produtos de higienização da nossa linha.

Hoje vamos falar sobre o que é a clorexidina, o que ela faz e quais são os seus usos mais comuns. Preparado? Então vamos!

O que é clorexidina?

Respondendo logo: a clorexidina é um antisséptico químico muito poderoso, capaz de eliminar a maioria das bactérias e impedir sua proliferação na pele e em superfícies.

Ela tem ação bactericida e fungicida e é muito utilizada em rotinas de assepsia em hospitais, clínicas particulares, consultórios odontológicos etc. Nesses ambientes, a exposição a micróbios é muito alta, então a limpeza com a clorexidina passa a ser fundamental.

A clorexidina é usada, nessas ocasiões, na higienização dos aparatos para o exame e cirurgias, na assepsia das mãos e EPIs, além da higienização da boca na odontologia.

Isso diminui drasticamente a contaminação de pacientes e ela é responsável pela prevenção de várias contaminações hospitalares, inclusive a pneumonia. Hoje em dia, no meio da pandemia de coronavirus, é extremamente importante que pacientes e profissionais estejam protegidos de infecções que podem agravar o quadro da doença.

Bom, basicamente a clorexidina é isso. Mas viemos recebendo várias perguntas no nosso Instagram com dúvidas bem pontuais, que gostaríamos de tirar um tempo para responder por aqui. Continue na leitura para saber mais!

Os produtos Asseptgel têm clorexidina?

A Asseptgel usa clorexidina em vários produtos, especialmente os de uso profissional e aqueles para higienização da pele. É o caso dos lenços umedecidosdo spray antisséptico, e da espuma antisséptica.

No caso dos lenços umedecidos e do spray antisséptico, a clorexidina atua eliminando bactérias do corpo e prevenindo infecções por fungos nos pés.

Já a espuma antisséptica é mais recomendada para o uso profissional, especialmente por enfermeiros, dentistas e médicos.

A clorexidina mata o coronavírus?

Não necessariamente. Os produtos Asseptgel que têm clorexidina matam, mas não é por causa dela e sim por conta do álcool 70.

A clorexidina ataca principalmente bactérias e fungos, sendo que os vírus têm uma proteção extra, um revestimento de gordura que os torna imunes a vários antissépticos.

Mas veja, se você não sabia o que é clorexidina e agora está desapontado, não fique: a sua verdadeira eficácia contra o vírus está em impedir que outras doenças se espalhem. Se não fosse ela, bactérias perigosíssimas, que agravariam e muito o quadro de alguém com Covid-19, não seriam eliminadas.

Produzir produtos com clorexidina é muito importante para a prevenção da saúde de quem está na linha de frente e esse é o nosso maior compromisso.

Como se usa a clorexidina?

A aplicação da clorexidina varia de acordo com a sua finalidade.

Em hospitais, por exemplo, há uma distinção básica. A assepsia das mãos é feita com produtos que contém clorexidina, como a espuma antisséptica Asseptgel. Mas para pacientes, normalmente se utiliza o digluconato de clorexidina a 0,12%.

Isso porque os pacientes precisam da substância na sua forma mais pura por uma questão ética. A substância, quando usada comercialmente, pode conter alergênicos e não deve ser administrada a um paciente que não consegue ler as instruções de uso.

Então é uma questão de segurança, certo? Mas também de praticidade – enfermarias têm acesso ao digluconato de clorexidina.

Para a higienização das mãos, EPIs e equipamentos cirúrgicos, porém, a substância como digluconato é mais difícil de utilizar, porque precisa ser diluída em volumes bem específicos. Com produtos como a espuma antisséptica, é só apertar e usar.

O que a clorexidina faz, exatamente?

A bactéria é basicamente uma célula que ataca outras células. E os fungos são crescimentos vegetais bem simples, às vezes microscópicos.

O que a clorexidina faz é destruir as paredes das bactérias e das células do fungo. Isso faz com que o material genético dentro delas se dissipe e ela morra.

E o efeito perdura. Como a clorexidina tem funções bacteriostáticas, nenhuma colônia consegue se formar em uma superfície que teve contato com ela, pois a molécula de clorexidina resiste ao ar livre.

Mais alguma dúvida?

E aí, conseguiu entender o que é clorexidina?

O fato de ela estar presente nos produtos Asseptgel demonstra qualidade e cuidado com você. Queremos somente o melhor para os nossos clientes, ainda mais agora quando os cuidados com a saúde precisam ser redobrados.

Ficou alguma dúvida? Quer saber mais sobre a clorexidina? Deixe um comentário! Ah, e não se esqueça de conhecer nosso site, com todos os produtos da nossa linha, ok?

Um abraço e até o próximo texto!

Posts Relacionados

Quer conhecer mais?

Informe seu melhor e-mail abaixo para assinar nossa Newsletter e receber informações sobre lançamentos, novidades e links para as publicações mais recentes.

Logo-ft-start
Asseptgel© Copyright 2020 – Todos os direitos reservados.