Pode misturar álcool em gel com óleos essenciais?

Foto de uma caixa com divisórias. Em todas elas há frascos de óleos essenciais.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

É sempre interessante dar uma de alquimista. Pegar um ingrediente aqui, outro ali, fazer misturas e chegar a um resultado inédito é bem satisfatório. Misturar álcool em gel com óleos essenciais mesmo, por mais que exija o uso mais básico da química, vai fazer você se sentir o próprio Merlin experimentando os benefícios da aromaterapia!

Mas claro, com segurança em primeiro lugar. É bem complicado você pegar dois (ou mais) elementos aleatórios e prever com certeza qual será o resultado. Neste caso, será que misturar álcool em gel com óleos essenciais pode causar alguma reação? A eficácia dos ingredientes vai se manter a mesma?

Felizmente hoje nós estamos aqui para sermos os seus conselheiros, então, que tal colocar o jaleco e se aventurar no mundo da química amadora (mas com total segurança)?

Pode misturar álcool em gel com óleos essenciais sim! Mas…

 Foto de profissional de laboratório segurando erlenmeyer com óleo amarelo.

Pra que mesmo você quer misturar álcool em gel com óleos essenciais? Hoje em dia o uso desses óleos está difundido para diversos fins que englobam o ramo da beleza, bem-estare até como remédio mesmo – caso que não vamos entrar aqui.

Neste texto, falaremos sobre misturar álcool em gel com óleos essenciais em dois casos específicos: na higienização das mãos, braços e pés e também para a limpeza da casa.

Reação química ao misturar óleos essenciais e álcool em gel

Os óleos essenciais são únicos para cada tipo de planta. Cada um é extraído de uma forma diferente (prensagem, arraste com vapor d’água, extração com solvente…) e possui as propriedades dessa planta que ainda podem ser alteradas de acordo com algumas condições – fase da vida, temperatura, radiação solar, etc.

Com isso fica um tanto complicado mensurar exatamente o resultado de misturar álcool em gel com óleos essenciais. Para você ter uma ideia, o óleo essencial da ilangue-ilangue (antidepressivo, antisséptico e afrodisíaco) possui mais de 800 componentes químicos – destes, apenas pouco mais de 330 são conhecidos.

Mas, para o seu conhecimento prático aqui, o que você precisa saber é que os óleos essenciais são formados em sua imensa maioria de:

  • Terpenos (ou hidrocarbonos): que são uma dupla ligação carbono-carbono ligados por hidrogênios;
  • Terpenóides (ou oxigenados): que é o nome dado quando os terpenos possuem oxigênio;

Ambos são, basicamente, constituídos em blocos de 5 carbonos (unidade isopreno C5H8). E o que isso significa? Que pode misturar álcool em gel com óleos essenciais!

Eles são solúveis na maioria dos solventes orgânicos (constituídos de carbono). Então, analisando a composição do álcool em gel (C2H6O) vemos porque o álcool tem afinidade com os óleos essenciais – e não com a água (H2O), por exemplo.

Mais que isso! Estudos acadêmicos como este do XIV Encontro Latino Americano de Pós-graduação já fizeram constatações onde houve liberação da essência mais intensamente na presença de álcool. Mas isso já sabemos desde 1370, quando a rainha da Hungria ordenou misturar álcool em óleos essenciais para criar a “Eau de toillete”.

Mas essa é outra história. Vamos voltar ao nosso dia a dia:

Como misturar álcool em gel com óleos essenciais

Foto aérea com frasco de óleo essencial, camera fotográfica, elementos relacionados a viagem e um outro franco azul.

Aqui no blog nós já temos um texto falando que o álcool em gel com cheiro não é menos eficaz (quase sempre). Mas no texto de hoje não estamos falando apenas de deixar um cheiro mais agradável ao álcool que você vai passar nas mãos ou na sua casa.

Quando se pretende misturar álcool em gel com óleos essenciais, você também deseja também adquirir as propriedades deste extrato à mistura, que vai ser diferente para cada ocasião.

O álcool intensifica, muitas vezes, o aroma do óleo essencial. Mas cuidado: a mistura é só para aromaterapia e não deve ser ingerida.

Mas antes, como NÃO misturar álcool em gel com óleos essenciais

Por mais que o principal elemento dos óleos essenciais sejam os terpenos, em segundo plano há outras propriedades específicas em cada um deles que não podem ser ignoradas na sua mistura.

Vamos te informar para deixar bem ciente: o álcool em gel que você vai misturar deve ter, no máximo 30% de água (álcool 70%). Isso por conta do que já falamos, sobre o óleo não misturar em água.

Além disso, outros cuidados devem ser tomados:

Óleos essenciais que podem causar ardências ou queimaduras

  • Cravo;
  • Hortelã;
  • Canela;
  • Bergamota;
  • Limão;
  • Laranja;
  • Gengibre;
  • Grapefruit;
  • Tomilho;
  • Orégano.

Óleos essenciais muito tenros, que não tem uma mistura homogênea com o álcool

  • Laranja;
  • Copaíba;
  • Eucalipto;
  • Cedro;
  • Cacau;
  • Coco.

Finalmente: misturando álcool em gel com óleos essenciais

Foto de frasco de óleo essencial em fundo verde. Acima há um conta-gotas despejando neste recipiente.

Com todas as ressalvas resolvidas, agora sim vamos colocar a mão na massa! Sobre isso, voltamos a te fazer a pergunta: “pra que mesmo você quer fazer essa mistura?”

Aqui só temos duas respostas cabíveis – e já te apresentamos a solução para as duas: ou você quer misturar álcool em gel com óleos essenciais para passar nas mãos ou para limpar a casa.

Sobre isso, temos uma ressalva:

Você já sabe que o álcool 70 sozinho consegue matar o coronavírus e que, mesmo pela OMS ele é o único indicado para este fim, não é?

Por isso, sentimos te decepcionar, mas não vamos te passar nenhuma “receita para turbinar o álcool em gel” se o intuito for desinfectar.

Agora, se quiser misturar álcool em gel com óleos essenciais para trazer algum “plus”, te damos o maior apoio! É só seguir misturar seguindo as dosagens que vamos passar aqui:

Álcool em gel com óleos essenciais para passar nas mãos, braços e pés

Foto de vários frascos de álcool, típicos para passar nas mãos alinhados.
  • Lavanda: calmante, antifúngico, analgésico e regenerador da pele;
    Dosagem: 60 gotas a cada 120 ml de álcool em gel.

  • Malaleuca (Tea Tree): Desintoxicação, purificação e tonificação da pele;
    Dosagem: 20 gotas para cada 100 ml de álcool em gel;

  • Rosa Mosqueta: Para peles ressecadas, mãos enrugadas, clareia manchas escuras e marcas;
    Dosagem: até 150 gotas para cada 100 ml de álcool em gel;

  • Palmorosa: hidratação, maciez e restaura a flexibilidade da pele e ajuda a combater dermatites. Além disso, possui ação desodorante e regula a sudorese.
    Dosagem: 35 gotas a cada 100ml de álcool em gel;

Álcool em gel com óleos essenciais para limpeza da casa

Foto de mão limpando maçaneta de porta de vidro com um pano.

Para a sala:

  • Ho leaf: vai equilibrar o ambiente da sua sala, trazendo calma e empatia para o convívio da família;
    Dosagem: 35 gotas para cada 100ml de álcool em gel;
  • May chang: agora, se você quer uma sala mais descontraída e alegre, misturar álcool em gel com óleos essenciais de may chang é a pedida.
    Dosagem: 40 gotas para cada 100ml de álcool em gel;

Para a cozinha:

  • Cardamomo: ele vai dar aquele ar refrescante e revitalizante, além de estimular o apetite;
    Dosagem: 50 gotas para cada 100ml de álcool em gel;
  • Mandarina: ele vai ter o efeito oposto, ou seja, dar mais consciência a compulsividade, tirando um pouco da ânsia por comida;
    Dosagem: 10 gotas para cada 100ml de álcool em gel;

Para o quarto:

  • Camomila romana: se você quer ter uma boa noite de sono, sem ansiedade e preocupações, misturar álcool em gel com óleos essenciais de camomila romana é o mais indicado (lavanda também é ótimo)
    Dosagem: 35 gotas para cada 100ml de álcool em gel;
  • Alecrim: ele é perfeito para quem está de home office e trabalha no quarto, estimulando a concentração e memória;
    Dosagem: 10 gotas para cada 100ml de álcool em gel;

Para o banheiro:

  • Macela: além da sensação de limpeza, vai recuperar as suas energias durante o banho;
    Dosagem: 40 gotas para cada 100ml de álcool em gel;
  • Pinho: ele vai dar aquele cheirinho de “banheiro limpo” e também aliviar fadiga nas articulações depois de um dia cansativo;
    Dosagem: 10 gotas para cada 100ml de álcool em gel;

Vai misturar álcool em gel com óleos essenciais aí na sua casa? Então aqui vai mais alguns avisos

Foto de uma caixa com divisórias. Em todas elas há frascos de óleos essenciais.

Nós sabemos que, se você já decidiu misturar álcool em gel com óleos essenciais, dificilmente vai mudar de opinião. Mas há muita diferença entre quem realmente quer seguir os passos da aromaterapia e quem só quer um cheirinho diferente no ambiente.

Se o seu caso é o primeiro, sugerimos que você, antes de seguir essas dicas, procure um aromaterapeuta para descobrir realmente qual óleo você precisa. Aqui damos dicas mais “genéricas”, e só um especialista pode te ajudar com uma indicação mais precisa.

Há ainda o caso de possíveis irritações na pele. Por mais que já te explicamos aqui sobre a reação química constituída, não há como falarmos que é 100% seguro para todos os tipos de pele porque não sabemos quão sensível a sua é.

Neste caso, o sugerido é passar primeiro em uma parte mais “resistente” como a parte externa do braço ou cotovelos ou ainda procurar o seu dermatologista.

Por fim, se você chegou até este texto procurando por um cheiro diferente ou para potencializar o efeito antibactericida, sugerimos deixar de misturar álcool em gel com óleos essenciais e procurar produtos prontos, específicos para isso.

Aqui na Start Química, por exemplo, o álcool em gel que produzimos contém, além de hidratante para o não ressecamento da pele, três versões de aromas diferentes.

Além disso, se quer mesmo essa força a mais, sugerimos que leia sobre a clorexidina e
clorexidina e como ela ajuda na higienização das mãos – outro elemento que há em nossas fórmulas.

Até a próxima!

Posts Relacionados

Quer conhecer mais?

Informe seu melhor e-mail abaixo para assinar nossa Newsletter e receber informações sobre lançamentos, novidades e links para as publicações mais recentes.

Logo-ft-start
Asseptgel© Copyright 2020 – Todos os direitos reservados.