Os melhores produtos para a limpeza de superfícies

Mulher de costas limpando janela
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

É muito importante manter a limpeza de superfícies em dia. Seja a estante de madeira, a bancada da cozinha ou o espelho do banheiro, os vírus e bactérias se acumulam onde a gente menos espera.

E engana-se quem pensa que pode usar um limpador multiuso em tudo que já resolve. Aliás, com a pandemia todo mundo achou que até mesmo o álcool serve pra tudo. Mas não é bem por aí.

Se você quer fazer a limpeza de superfícies de forma eficaz, mas sem danificar nenhum móvel ou eletro, tem que ter muito cuidado. E é sobre isso que vamos te falar hoje.

Vamos juntos aprender o que pode ou não na hora de fazer uma faxina ou manter a higiene das superfícies no dia a dia?

Pessoa usando avental e luvas e segurando vários produtos de limpeza.

Como limpar pisos?

O primeiro ponto: pisos. Tem gente que faz um monte de misturas de produtos e joga no chão. Essa, definitivamente, não é a melhor opção.

Cada produto foi feito com uma finalidade e fazer essa química de juntar tudo é uma péssima ideia. Além disso, essas misturas costumam eliminar gases tóxicos que fazem mal à nossa saúde – especialmente os itens que possuem cloro.

Então, qual a melhor forma de limpar sua casa? Tudo depende do tipo de piso. Porcelanatos, cerâmicas, mármore e vinílicos exigem só água, sabão e uma vassoura de cerdas macias para esfregar. Mas também pode diluir um pouco de desinfetante na água para, além de limpar, dar aquele cheirinho bom.

E álcool, pode? Pode sim, principalmente depois da visita de um entregador de supermercado ou outras pessoas, por exemplo. É uma ótima forma de se manter seguro contra vírus e bactérias. Mas muito cuidado!

O álcool precisa ser diluído em água (proporção de 1:3 – uma medida de álcool, 3 medidas de água) e não pode ser aplicado diretamente no piso.

Na verdade, não é recomendado nenhum tipo de produto químico puro direto no chão. Isso danifica muito a estrutura. No caso do porcelanato, pode tirar até aquela camada brilhante.

Limpeza de outros tipos de piso

Limpeza de superfícies como pisos mais delicados deve ser mais criteriosa. Os pisos laminados, por exemplo, exigem só uma vassoura macia para tirar a poeira e sujeira sólida e, depois, um pano úmido com detergente por toda a extensão do revestimento.

Já a madeira é outra exceção. Ela não se dá bem com água, como você já deve saber. E usar o álcool puro pode danificar o chão. Ou seja, essa não é a melhor opção.

Quem quer fazer a limpeza de superfícies de madeira deve usar um pano umedecido com água e sabão neutro. Logo após, enxugar. Evite que o piso fique molhado. Isso pode prejudicar a estrutura a longo prazo.

Outra dica legal para madeira é passar um pouquinho de lustra móveis misturado em água limpa para finalizar. Faça isso uma vez por mês, dependendo de como estiver o piso.

Pessoas usando balde e esfregão para limpar chão.

Como limpar vidros da forma certa?

O vidro é uma das superfícies que gera mais dúvidas na hora da limpeza. Eles estão espalhados em vários lugares da casa e nem sempre conseguimos deixá-los limpinhos, sem nenhum fiapo que soltou do pano.

Se você pesquisar, existem muitas receitas caseiras de limpa vidro. E aqui mesmo no blog nós já falamos o porquê de não usar esses produtos.

Assim como qualquer outra limpeza de superfícies, os vidros exigem atenção. Não é qualquer produto que você pode usar. Alguns, como o vinagre, podem parecer inofensivos, mas prejudicam a estrutura e tiram a película protetora do material.

O melhor, para deixar sem embaçados e manchas, é fazer uma mistura de 1:3 de álcool e água e aplicar com a ajuda de um pano macio e que não solte fiapos. Se estiver com muita poeira, vale a pena passar uma flanela seca antes desse procedimento.

Mulher com avental e luvas passando flanela em um vidro.

Como limpar móveis de madeira?

Assim como os pisos, os móveis de madeira são inimigos da água. Se for de compensado, por exemplo, com o tempo ela vai inchar e começar a soltar farelos. Péssimo, né?

A madeira está presente em vários lugares aí da sua casa e a limpeza dessas superfícies tem que respeitar alguns procedimentos. Vamos ver os mais comuns pra você não errar mais?

Limpeza de MDF

O MDF é muito versátil e tem um custo-benefício excelente. Como ele é uma mistura de fibras de madeiras aglutinadas com resinas sintéticas, ficam muitas dúvidas. Mas saiba que a limpeza de superfícies assim é bem prática e rápida. Você só precisa saber o que usar para prolongar a vida útil do seu móvel. Então, faça assim:

  • Utilize um espanador para tirar a poeira;
  • Use um pano macio, molhado em água e torcido;
  • Depois, basta secar a região com um pano seco;
  • Para sujeiras mais persistentes, use sabão neutro como reforço.

Limpeza de madeiras de lei

E aquela mesinha linda de madeira pura que você tem aí na sua casa? Pois é, tem muita gente que ama móveis rústicos, mas não sabe qual a forma certa de fazer limpeza de superfícies assim.

Você que comprou e entende de madeira sabe que esses produtos são caríssimos. Imagina só estragar na hora da faxina… Com nossa ajuda isso não acontece.

Primeiro: faça a limpeza periódica a seco. Pode ser com espanador ou pano seco mesmo. Mas é importante evitar produtos químicos e a água, é claro. E só!

Ah, mas meu móvel tá opaco!”. É, isso acontece com o tempo. Então, o ideal é que quando chegar a esse ponto, você apenas realce a beleza dele. Como?

Basta aplicar, com uma flanela limpa e seca, uma fina camada de cera de carnaúba a cada trinta dias. Isso ajuda a proteger a madeira e a deixar a aparência sempre bonita. Não use nada além disso!

Aspirador de pó em piso de madeira.

Como limpar bancadas?

Muito presente nas cozinhas americanas, as bancadas são ótimas principalmente em apartamentos. Muitas são usadas até como a própria mesa, para deixar tudo mais prático e otimizar espaços.

Mas elas sujam bastante, justamente por esse uso tão frequente. Ou seja, tem que fazer a limpeza de superfícies assim com produtos certos que não só acabem com os vírus e bactérias, mas também não deixem sua bancada manchada.

Olha só como fazer certinho:

Limpar bancada de granito ou mármore

Esses são os materiais mais comuns de uma bancada. Mas dependendo do que você passa ela fica opaca, né? Outras vezes, as manchas vem pelo hábito de aplicar os produtos diretamente na superfície. E aqui você já aprendeu que jamais deve fazer isso!

Então, para deixar sua bancada de granito ou mármore brilhando, é só seguir nosso passo a passo da limpeza de superfícies desses materiais:

  • Tire a poeira com uma flanela seca;
  • Use a mistura de água e sabão neutro – isso já é suficiente. Multiusos e produtos abrasivos podem deixar manchar e tirar a proteção da bancada;
  • Recomenda-se a cada 6 meses uma nova aplicação de impermeabilizante, para conservar o mármore sempre em bom estado.

E pra que fazer essa impermeabilização? Bom, ela mantém o bom estado da pedra e evita danos caso você derrube produtos ácidos ou oleosos. Mas sempre vale lembrar: derramou algo por acidente? Limpe na hora!

Mas álcool não pode? Pode sim! Mas nunca diretamente na pedra e, antes, precisa ser diluído. Ele tem um ótimo poder desengordurante e pode ser usado ocasionalmente. O ideal é água e sabão com frequência mesmo.

Limpar nanoglass ou marmoglass

Mas se sua cozinha tem nanoglass ou marmoglass, o procedimento é um pouco diferente. A limpeza de superfícies assim é bem mais delicada e, se você errar, pode até arranhar a bancada.

A recomendação é usar água, pano úmido e detergente neutro. Se a sujeira for grande, vale a pena passar uma esponja bem macia, com movimentos circulares com o sabão. E não se esqueça de secar no final!

Qualquer outro produto é desaconselhado.

Pessoas limpando bancada com flanela.

Como limpar o banheiro?

Existem muitos mitos que cercam a limpeza de superfícies do banheiro. Talvez a maior delas seja que o vinagre desinfeta. Se você pensa assim, tá na hora de rever sua limpeza e produtos que você usa.

No chão, vale a dica da água e sabão neutro mesmo. Às vezes, até aquela mistura de água e álcool para matar de vez as bactérias. Mas e o resto?

Bom, para o vaso sanitário já existem desinfetantes próprios que dão conta do recado certinho. Basta uma boa esfregada e já tá tudo limpo. Para limpezas rápidas, como de tampas e acentos, o álcool na flanela é ótimo para dar conta do recado.

Mas e o resto do banheiro? Vamos te explicar agora!

Limpeza de superfícies como espelhos

Assim como os vidros, limpar espelho é um grande problema. Mas, calma, porque nisso o álcool 70 te ajuda demais. Ele possui uma ótima concentração para o efeito bactericida e ainda quebra a gordura com facilidade.

Mas vale a atenção: se você tem um espelho com moldura, a limpeza de superfícies é diferente. Aí vale pano seco na moldura e álcool só no espelho.

Quer descobrir um passo a passo completo para te ajudar? Nós temos um texto inteiro contando como tirar marca de mão e gordura do espelho. Ele vai ficar limpinho, sem aqueles fiapos e manchas de água. Confere lá!

Limpeza de superfícies como blindex

Outro pesadelo na limpeza de superfícies é o blindex. Se você instalou o seu e foi deixando, deixando… provavelmente ele acumulou muita sujeira, né?

E nem é só sabonete e shampoo que secou, mas também gordura. Sim, nosso corpo tem muita gordura e na hora do banho é que fica evidente isso. Então, como resolver?

O básico é manter a limpeza de superfícies desse tipo em dia. Ter uma frequência mesmo, sabe? Isso evita que a sujeira se acumule e, consequentemente, que você gaste muito tempo em um lugar só.

Para limpeza de rotina do blindex, vale a água com sabão e uma esponja mesmo, sempre lembrando de secar depois. Isso evita aquelas manchas de água e até que fiquem restos de sabão.

Mas e quanto está muuuito sujo? A melhor opção é recorrer ao álcool em gel. É só aplicar o produto em um pano macio e pronto. É prático, rápido e evita que você fique horas esfregando.

Quer saber mais sobre como limpar blindex? É só ler este texto aqui.

Mulher de costas limpando janela.

Como limpar eletrônicos?

Sabemos que você quer uma limpeza de superfícies como TVs, notebooks e celulares que deixem os eletrônicos sem marcas de dedos, que tire a gordura e até as bactérias. Por isso, o mais aconselhado para os eletrônicos é a água destilada ou o álcool isopropílico.

Por que o álcool 70 não pode? Bom, na fórmula ele possui 30% de água. Se escorrer para dentro do aparelho pode dar até curto.

Ou seja, quando seu celular ou notebook estiver sujo e com manchas demais, use um pano macio umedecido com o álcool isopropílico. Mas vale lembrar que você precisa fazer isso com os aparelhos desligados e desconectados da tomada.

E TV, quer saber como fazer a limpeza de superfícies como telas da melhor forma? Nós te contamos aqui.

Pessoa usando celular.

Quais os melhores produtos para limpeza de superfícies

Como saber qual o melhor produto para limpeza de superfícies? Bom, tudo depende do que você quer limpar. Cada material reage bem (ou mal) com determinados produtos.

Então não podemos te falar pra sempre usar X ou Y que vai dar certo. Na verdade, nem o álcool podemos dizer que você deve usar em tudo. Não pode em tudo e, em alguns casos, cada álcool tem sua utilidade.

O que vale mesmo é o bom senso e ler os rótulos dos produtos para entender as contraindicações. E sempre se lembrar de nunca aplicar produtos diretamente na superfície, conhecer quais produtos são abrasivos e evitar misturas mirabolantes.

Mas neste texto sobre como fazer a limpeza de superfícies, com certeza você tirou a maioria das suas dúvidas, né?

Agora você está preparado para fazer a limpeza de superfícies de todos os tipos e o melhor: com muito cuidado e a eficiência que você precisa. Mas se sua casa é grande ou você trabalha muito e ainda precisa fazer faxina, que tal criar um cronograma de limpeza?

A gente já te adianta que ele não só te ajuda na organização e frequência de limpeza como ainda te deixa livre no final de semana! Corre lá pra conferir…

Posts Relacionados

Quer conhecer mais?

Informe seu melhor e-mail abaixo para assinar nossa Newsletter e receber informações sobre lançamentos, novidades e links para as publicações mais recentes.

Logo-ft-start
Asseptgel© Copyright 2020 – Todos os direitos reservados.