Como limpar tela de televisão?

table top house cleaning products : spray, glove
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Bom, limpar a tela da televisão é uma daquelas tarefas que é mais difícil do que parece. No manual diz “passar uma flanela macia e seca”, mas isso é só para poeira. Quem tem criança em casa sabe que mancha de mão na tela não é nada incomum. E aí apelamos para o paninho úmido.

Mas com ele vem outro problema: saem as manchas, sai a poeira, mas lá vem os fiapos. Parece que tudo o que a gente tenta na hora de limpar a tela da TV não dá certo – e todo mundo conhece alguém com uma “receita infalível” que nunca dá certo.

Sala de estar moderna com televisão LED afixada à parede.
Mas e aí, Asseptgel? Tem um jeito certo de limpar a tela da televisão? Tem sim e você vai descobrir hoje, neste exato momento. Vamos lá?

Pode limpar a tela da televisão com pano umedecido?

Sim, pode! Mas não pode usar muita água e, claro, tenha muito cuidado com o pano que você usa.

Esse é o método mais comum de limpar a TV. Ou melhor dizendo: o método quase certo mais comum. “Quase certo” porque muita gente acaba errando em alguns pontos super simples – e a água quase sempre é a de torneira.

Quem quer limpar a TV e precisa tirar manchas, porém, pode se frustrar com a água. Ela demora mais para evaporar do que outros produtos, como o álcool, e acaba não tendo uma força muito boa para tirar manchas da tela.

Por ela ser de torneira, depósitos minerais indesejados podem ir se juntando na tela e o problema já toma outras proporções. E ainda falando sobre a evaporação, um pano úmido passado perto das bordas da TV pode fazer com que gotas caiam entre as frestas, danificando o aparelho.

A maioria das fabricantes recomenda o uso apenas de água. A Sony, por exemplo, recomenda “água + líquido de limpeza sem sabão diluído em água”. Mas o que é um líquido de limpeza sem sabão? Continue lendo para descobrir.

Pessoa limpando rack e televisão com flanela amarela.

Pode limpar a tela da televisão com detergente neutro?

Melhor evitar. O detergente neutro, mesmo sendo neutro, não é recomendado pelas próprias fabricantes. Detergentes, no geral, podem causar danos na tela.

Se você for usar por sua conta e risco, é melhor diluir bastante em água. A proporção recomendada de diluição de produtos para limpar a tela é de 99% de água para 1% de produto. Então, encha um copo, pingue uma gota do produto e limpe só na superfície com gordura, ok?

Pode limpar a tela da televisão com limpa telas?

Esse é um produto que não podemos recomendar. Eles são vendidos, muitas vezes, informalmente e alguns não têm registro no INMETRO. Acaba que você fica até sem saber o que tem neles e isso é bem complicado para a sua TV.

Mas normalmente eles são inofensivos a curto prazo. É mais provável que a maioria deles possua em sua composição muita água e um pouco de detergente neutro. O problema é confiar nessa diluição. E, se for para ser assim, você consegue fazer em casa mesmo.

Pode limpar a tela da televisão com álcool 70?

Pode e não pode. Na verdade, o álcool etílico não deve ser usado na sua televisão. O álcool em gel Asseptgel e de todas as marcas mais conhecidas é composto de álcool etílico, então é melhor evitar de passá-lo na TV.

O que a gente recomenda é o uso do álcool isopropílico 70%, caso você queira. Ele é ótimo para retirar as gorduras da tela, desde que usado com cuidado.

Coloque um pouco de álcool isopropílico em um paninho, só o suficiente para umedecê-lo. Depois, aplique na região que você quer limpar. Evite passar na tela inteira e pronto: sua TV está fora de perigo.

Borrifador de produtos de limpeza sobre superfície branca, junto com flanela e luvas.

Dicas gerais de como limpar a tela da televisão

Então temos um vencedor: o álcool isopropílico é o melhor produto para limpar eletrônicos e pode ser usado na sua TV, mas com bastante moderação.

Além dele, você também pode usar o soro fisiológico e a água destilada. O importante é sempre evitar a água da torneira nesses casos.

Aqui vão mais algumas dicas do que fazer na hora da limpeza:

  • Use um pano macio, de preferência uma flanela;
  • Limpe com movimentos retos e sem fazer muita pressão;
  • Evite passar desinfetante amoníaco, com base em benzinas, diluentes, detergentes, álcool etílico e químicos abrasivos em geral;
  • Nunca aplique os produtos diretamente na tela – isso causa manchas e ele pode escorrer para o interior do equipamento;
  • Não utilize papel higiênico ou panos que não sejam flanelas. Superfícies abrasivas riscam a tela;
  • Desligue a televisão da tomada para evitar choques elétricos;
  • Sempre consulte o manual.

É isso, pessoal! Agora que você já sabe como limpar a tela da TV, vem ver o texto sobre como limpar o celular e se pode ou não passar álcool. Te esperamos por lá!

Posts Relacionados

Quer conhecer mais?

Informe seu melhor e-mail abaixo para assinar nossa Newsletter e receber informações sobre lançamentos, novidades e links para as publicações mais recentes.

Logo-ft-start
Asseptgel© Copyright 2020 – Todos os direitos reservados.