Limpar banheiro com vinagre pode causar mais insetos ainda

Blog-post-limpar-banheiro-com-vinagra-capa
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Muita gente, em algum ponto da vida, descobre que limpar banheiro com vinagre é uma facilidade enorme. Talvez leu na internet, talvez tentou em casa e conseguiu, mas enfim: uma vez que a pessoa começa a usar vinagre na limpeza, não para mais.

Também pudera: tudo parece tão certo! O vinagre não é químico, mata os mosquitinhos de banheiro e limpa as sujeiras incrustadas com uma facilidade incrível. Mas essa perfeição esconde alguns problemas que a maioria dos artigos da internet acaba não falando.

Hoje vamos falar desses problemas por aqui. Será que o vinagre mata mesmo os mosquitinhos de banheiro com essa facilidade toda? Será que ele realmente está ajudando na limpeza? Continue a leitura e descubra.

O vinagre é um bom desinfetante?

Bom, a resposta não é nem sim e nem não. É o bom e velho depende.

Mas esse é um problema que sempre falamos por aqui. Não existe depende quando o assunto é a sua proteção contra bactérias.

O vinagre é composto principalmente por ácido acético e é por isso que ele é tão popular na limpeza. Seu potencial ácido retira com facilidade os depósitos minerais, as marcas no chão e nas superfícies. Só que essa acidez, pura e simplesmente, não é suficiente para matar todas as bactérias.

Você vai ler por aí que o vinagre mata bactérias e isso não é mentira. Ele realmente elimina os microorganismos que não conseguem viver em ambientes muito ácidos. Mas e os que conseguem?

O maior problema está aí: grande parte das bactérias vive tranquilamente em ambientes ácidos. O vinagre consegue eliminar algumas, como a E. coli (que causa as famosas “viroses”, com náusea e diarréia), a Salmonella e outras poucas mais.

E ainda tem outra questão: o tempo de exposição ao vinagre precisa ser alto para que essas bactérias morram – mais ou menos 30 minutos, dependendo do germe.

Então ficou bem claro que limpar banheiro com vinagre é uma boa pedida para tirar a sujeira do chão, mas para matar bactérias, sem chance. Mas e os mosquitos do banheiro? Ele mata mesmo?

O vinagre mata mosquitos do banheiro?

Outra recomendação muito popular por aí é usar o vinagre para matar os mosquitinhos de banheiro. Isso acontece mesmo?

Bom, o que os textos pela internet dizem é que a concentração ácida do vinagre mata os ovos dos mosquitinhos que ficam no ralo, eliminando a próxima geração dos insetos.

Má notícia para quem faz essa receita caseira: isso não é verdade.

O vinagre de álcool pode ter algum efeito pelo seu teor etílico, mas o tempo da reação também precisa ser alto. E o que o vinagre deixa depois no ralo são seus próprios açúcares, que acabam atraindo ainda mais mosquitos.

Ou seja, limpar banheiro com vinagre não faz os mosquitos irem embora. Na verdade, faz com que eles se proliferem ainda mais, conforme o tempo passa.

Limpar banheiro com vinagre compensa?

O vinagre é ótimo para superfícies e ajuda a retirar “o grosso” da sujeira. O problema é que ele não deve ser usado exclusivamente para esse fim.

Quem gosta de limpar banheiro com vinagre faz isso porque o produto é natural e pelo seu preço reduzido. Nós entendemos, só esses dois motivos já são capazes de criar um hábito: quando você vê, já está há anos fazendo limpeza dessa forma.

E não tem problema, desde que o vinagre não seja o único produto de limpeza que você está usando no seu banheiro.

Existem muitas fontes de bactérias por lá. Quando damos descarga com a tampa aberta, as bactérias “voam” livremente. Quando tomamos banho, nosso suor gruda nas paredes e no box. O vinagre ajuda a remover as manchas, mas não mata as bactérias que vêm dessas fontes.

Então fica o veredito: limpar banheiro com vinagre é bom, mas nunca só com vinagre. Ele precisa ser usado em conjunto com um bom desinfetante.

O que usar como desinfetante no banheiro?

Primeiro, o que é um bom desinfetante? Basicamente, aquele capaz de matar todas as bactérias e vírus causadores de doenças.

Simples. Isso é um desinfetante. É por isso que limpar banheiro com vinagre não é recomendado: ele não chega nem perto de matar sozinho todos os patógenos (agentes causadores de doenças).

O melhor desinfetante de todos é o álcool 70. E grande parte dos desinfetantes não-amoníacos é feito com base no álcool etílico. Só lembrando que concentrações acima de 90% não são recomendadas, pois o álcool evapora mais rápido e acaba não tendo tempo para matar os microorganismos.

Mas, para além do álcool, que tem um cheiro forte na aplicação e que acaba não deixando odor nenhum depois, qualquer desinfetante aprovado pelo Inmetro é melhor do que o vinagre.

Uma solução caseira, mesmo sendo natural e não industrializada, nunca vai ser melhor do que uma aprovada pelo Inmetro. Isso é o que precisamos deixar bem claro aqui nesse texto. O Inmetro testa cientificamente cada produto. As receitas caseiras são feitas sem fórmula química e, muitas vezes, na sorte.

Então você entendeu: limpar o banheiro com vinagre pode até funcionar, mas nunca use só com vinagre.

Se você concorda com a gente, conheça a linha de antissépticos Asseptgel. Temos produtos para limpar qualquer superfície, não só as mãos. Até a próxima!

Posts Relacionados

Quer conhecer mais?

Informe seu melhor e-mail abaixo para assinar nossa Newsletter e receber informações sobre lançamentos, novidades e links para as publicações mais recentes.

Logo-ft-start
Asseptgel© Copyright 2020 – Todos os direitos reservados.