Limpa vidros caseiro: porquê você não deveria usar

Blog-post-limpa-vidros-caseiro-nao-usarcapa
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Embora a ideia de fazer seus próprios produtos de limpeza em casa seja atrativa, ela não é segura e nem aconselhada. São vários os riscos de tentar fórmulas caseiras, principalmente as que envolvem química. Uma dessas que você não deve arriscar é o limpa vidros caseiro.

A dica mais famosa na internet para limpar vidros é o uso do vinagre. Aliás, essa é uma daquelas receitas que as avós sempre dizem que funciona, não é?

Mas o mais engraçado é que existem muitosa produtos eficazes por aí, de todas as marcas e valores. Então por que as pessoas preferem o limpa vidros caseiros?

No texto de hoje nós vamos te contar porquê você não deve fazer isso em casa.

Vamos lá?

Porque não usar limpa vidros caseiro

Se você faz uma mistura de vinagre e água como limpa vidros caseiro, a proteção do seu vidro está prejudicada e você nem sabe. Existe uma película que protege e dá brilho aos vidros e a acidez do vinagre acaba com ela.

Existe uma falsa ideia de que vinagre desinfeta, mas o que esse produto faz, na verdade, é só limpar superficialmente. E não vale a pena danificar o vidro usando um produto que substitui outros melhores.

Aliás, o vinagre pode até desinfetar, mas o produto tem que ficar muito tempo na superfície para fazer efeito. O que não é interessante, já que tem mil e um produtos por aí que fazem isso em segundos e sem estragar seu vidro.

Bom, aqui nós estamos considerando que esse limpa vidros caseiro é apenas a mistura de vinagre e água. Mas tem muita gente por aí que gosta de fazer outras misturas, com produtos ainda mais fortes.

O que você ganha é só prejuízo pelo tempo e esforço que vai precisar fazer para tirar a sujeira pesada e ainda vai tirar todo o brilho do seu vidro, deixando ele opaco e sem a proteção de fábrica.

Para evitar usar o limpa vidro caseiro no banheiro, a gente já te explicou como limpar o blindex do banheiro sem muito trabalho e de uma forma bem eficiente. Vale a pena ler!

Existe limpa vidros caseiro eficiente?

Se você não comprou produtos específicos, o melhor limpa vidros caseiro é o álcool 70 e detergente neutro. Só não caia na tentação de fazer o seu próprio álcool em casa, além de ser perigoso ainda não te garante a segurança que o produto industrializado tem.

Mas, claro, precisa ser usado na medida certa e com uma limpeza da poeira antes. É bem fácil, olha só:

  • Use um pano seco para tirar a poeira superficial;
  • Depois disso, use uma esponja macia e aplique uma mistura de água e detergente neutro.
  • Enxague e seque com uma flanela macia;
  • Se alguma mancha permanecer, dilua álcool em uma quantidade igual de água e aplique com a ajuda de um pano seco e que não solte fiapos.

Vale lembrar que as misturas não devem ser aplicadas diretamente nas superfícies e que o álcool não deve ser seu aliado em todo tipo de limpeza. Apesar de ser eficiente, depende muito da superfície que você quer limpar.

No caso dos vidros, se você aplicar o álcool sem diluir em água é possível que você danifique a película protetora assim como o vinagre faz. Então use com sabedoria e mais em último caso, ok?

Tipos de limpa vidros para usar em casa

Apesar de ajudar, o álcool é só uma solução de limpa vidros caseiros menos agressiva que outras por aí. Mas os produtos específicos para vidros são facilmente encontrados nas prateleiras dos supermercados.

A composição pode variar, mas eles são desenvolvidos para proporcionar uma limpeza eficiente e sem exigir muito esforço. A grande vantagem desses produtos especiais é que a fórmula funciona tanto para vidros comuns quanto para os temperados. É uma aplicação única, sem precisar tirar a sujeira pesada e depois finalizar com álcool para dar o toque final de brilho.

Os limpa vidros mais comuns do mercado são:

  • Líquido: é o mais barato e popular. Geralmente tem álcool na composição e seca rápido.
  • Espuma: ele é mais usado para veículos. Vem na versão aerossol e tem função desengordurante.
  • Gel: ele vem na versão concentrada ou simples. É usado para limpeza mais pesada, como para-brisas, fachadas e janelas espelhadas.
  • Pasta: é ideal para polir e remover manchas difíceis. Por isso, não deve ser usado diariamente, pois desgasta as superfícies. É ideal para janelas, box de banheiro, cooktop e tampas de vidro.

Além disso, é preciso olhar a composição do limpa vidro. Existem diversas fórmulas no mercado e você deve comprar o seu de acordo com o que deseja limpar em casa. O mais importante é não escolher nenhuma versão com corrosivos ou abrasivos para não desgastar a superfície.

Mas dependendo do que você vai limpar, o álcool pode funcionar até melhor, como é o caso dos espelhos. Ele deixa seus espelhos limpos de forma perfeita, sem nenhuma manchinha. É só testar e contar pra gente o que você achou.

Nos vemos no próximo texto!

Posts Relacionados

Quer conhecer mais?

Informe seu melhor e-mail abaixo para assinar nossa Newsletter e receber informações sobre lançamentos, novidades e links para as publicações mais recentes.

Logo-ft-start
Asseptgel© Copyright 2020 – Todos os direitos reservados.