Higienização empresarial: os 5 cuidados mais importantes a se tomar

people, housework and housekeeping concept - happy woman in gloves cleaning window with rag and cleanser spray at home
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

A higienização empresarial é um dos pontos mais importantes quando falamos de harmonia no escritório. Mas até pouco tempo atrás muita gente não dava a devida atenção a esse serviço. Só que depois da pandemia, os protocolos de limpeza passaram a ser protocolos de segurança também – e devem ser mantidos por muito tempo.

Independentemente se na sua empresa você terceiriza esse trabalho ou se tem sua própria equipe de limpeza, o fato é que a higienização precisa ser feita da melhor forma possível por dois motivos: primeiro, um ambiente limpo causa boa impressão nos clientes; depois, uma empresa limpa é sinônimo de saúde para os trabalhadores.

Mas mesmo sendo um trabalho tão corriqueiro (e talvez até por isso), existem alguns pontos que precisam de muita atenção quando falamos de higienização empresarial.

No texto de hoje, vamos te ensinar a como olhar melhor para esses pontos e conferir se você está tomando estes 5 cuidados essenciais a seguir:

1. Cronograma para higienização empresarial

Aqui no blog nós já citamos quais as 5 principais práticas para a gestão da higienização empresarial e é um conteúdo que vai te ajudar muito. O primeiro ponto que merece atenção é o cronograma.

Todo bom trabalho começa com o planejamento e não seria diferente com a limpeza institucional. Se você tem uma equipe própria, é preciso delegar funções, estipular quem faz o quê, quando e com que frequência.

Só assim é possível garantir a qualidade da sua higiene empresarial. É preciso que esse cronograma cubra cada parte aí do seu negócio, com limpezas pesadas, diárias e reforços, se necessário.

Ter tudo acertado com a equipe não apenas ajuda na execução como facilita no controle do parte do almoxarifado, que geralmente é quem fica com a supervisão da higienização empresarial.

2. Ter bons profissionais

Novamente, vale tanto para terceirização como para equipe própria. Ao contratar um serviço ou profissional, você deve:

  • Pedir referências de outros clientes para os quais já trabalhou;
  • Certificar-se que a pessoa tem experiência na área, se está apta ao trabalho e que trabalhe bem em equipe;
  • Fazer uma entrevista completa, incluindo o RH, almoxarifado e alguém da equipe de limpeza para ter uma visão mais ampla das atividades.

Mas para ter um serviço completo, é preciso apresentar a realidade da sua empresa. Algumas, por exemplo, exigem só a limpeza básica dos setores e manutenção durante a semana. Já outras exigem uma higienização empresarial mais reforçada.

Por exemplo: limpar carpetes e ares condicionados é um serviço extra, mas muito necessário. E, claro, se sua equipe é pequena, ela talvez não esteja apta a isso – ou você não tem os equipamentos ideias para fazer a limpeza desses tapetes. Por isso, ter contato com outros profissionais que atendam a essas necessidades é fundamental.

3. Tenha constância

De nada adianta ter um cronograma fechado e executável e não segui-lo. Ele precisa ser feito seguindo a rotina da sua empresa e adequado a ela. Não adianta propor algo que a equipe de higienização empresarial não vai seguir e que a programação vai precisar ser mudada frequentemente.

O que vai ditar uma higienização empresarial bem feita é o respeito ao cronograma e a constância do serviço. Essas mudanças não só atrapalham o trabalho dos seus funcionários da limpeza quanto, rapidamente, vai afetar sua empresa como um todo.

Imagine só: você tem um cronograma fechado, mas precisa chamar a equipe de limpeza para um trabalho urgente em uma sala. Eles vão abrir mão de outro setor para atender à sua solicitação. No dia seguinte, se eles forem cobrir o que não foi feito no dia anterior, o trabalho vai ficar sempre atrasado ou, então, feito com mais rapidez e menos excelência.

O período de adaptação é válido, mas ele deve ser feito no início da implantação do serviço ou de novos profissionais. Depois que for estabelecido um cronograma, siga a rotina com constância para um trabalho bem feito.

4. Tenha controle centralizado

Manter uma equipe própria exige, ainda, alguém responsável pela coordenação e conferência do serviço. Não dá para só estabelecer que a higienização empresarial vai ser feita e deixar só por conta da equipe que vai fazê-la.

O controle precisa estar centralizado na mão de um funcionário para que tudo seja feito conforme o cronograma. E caso algo precise mudar, é esse colaborador quem deve pedir e acompanhar a execução.

O mesmo vale para o caso de algum serviço não feito ou quando não é feito da forma esperada. O primeiro a ser cobrado vai ser esse coordenador. Geralmente, o almoxarifado é o departamento responsável por ter esse controle – então ele deve estar bem alinhado com o que o gestor quer para orientar a equipe de limpeza.

5. Use só os melhores produtos

Viu que a higienização empresarial não é brincadeira, não é? Então vale a pena investir em produtos que vão garantir que você está realmente livre das bactérias e, claro, dos vírus mais resistentes também.

E quando o assunto são os melhores produtos para limpeza profissional, você não pode deixar de escolher alguns desses:

Sabonete Líquido Antisséptico Asseptgel – 5L

sabonete líquido antisséptico é essencial para sua empresa. Ele vem em um frasco de 5 litros, que é perfeito para encher os dispensers de banheiros. O produto tem pH neutro e não tem aroma, para proporcionar uma limpeza perfeita sem afetar quem tem alergias.

Comprar frascos de 5 litros é ótimo para garantir ótimos produtos, com resultados garantidos, e ainda pensar na sua economia financeira.

Gel Antisséptico de mãos Asseptgel – 4,3L

O gel antisséptico de mãos é outra forma de aliar economia e segurança para sua empresa. Ele é usado na assepsia sem água, sabão e toalha e mata 99,99% dos vírus e bactérias.

Mas a Asseptgel foi além e pensou não apenas na proteção, como na hidratação. O extrato de Aloe Vera proporciona maciez para quem usa constantemente o gel antisséptico para se manter protegido.

Álcool em gel Asseptgel Pro

O álcool em gel se tornou essencial para todo o mundo. É preciso ter um sempre disponível na mochila, em casa e, claro, no local de trabalho. Com o Álcool em gel Asseptgel Pro você garante a proteção contra vírus e bactérias para todos os seus colaboradores.

São vários tamanhos e devem estar disponíveis na recepção e em todos os setores. No caso do PRO, ele é mais recomendado para clínicas e consultórios. Essa embalagem é feita na medida que permite mais usos na sua empresa.

A versão PRO pode ser levada ou instalada em qualquer lugar. Não tem desculpa para ficar desprotegido!

Bom, esses são só alguns exemplos do que você precisa para a higienização empresarial. O catálogo completo você pode encontrar no site da Asseptgel e navegar tanto pelas categorias de uso pessoal ou da empresa.

E quando o assunto é álcool em gel, tenho certeza que você já encontrou algum produto grudento por aí, não é? Será que eles são menos eficientes? Chegou a hora de descobrir!

Te esperamos lá!

Posts Relacionados

Quer conhecer mais?

Informe seu melhor e-mail abaixo para assinar nossa Newsletter e receber informações sobre lançamentos, novidades e links para as publicações mais recentes.

Logo-ft-start
Asseptgel© Copyright 2020 – Todos os direitos reservados.