Como fazer álcool gel colorido com segurança

Frasquinhos de álcool em gel coloridos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

O álcool gel virou nosso grande aliado para nos proteger contra agentes infecciosos nos últimos anos, inclusive o coronavírus. Por se tornar indispensável na nossa rotina, já vemos uma grande variedade de tipos de álcool gel: com aromas, hidratantes, personalizados no mercado.

E por falar em personalização, tem muita gente que procura como fazer álcool gel colorido para oferecer como lembrancinhas de aniversários, casamentos e até mesmo nos kits maternidade. É uma boa opção para presentear e também para proteger contra vírus e bactérias no dia a dia.

Se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre como fazer álcool gel colorido? Então, temos uma ótima notícia para você, principalmente se for do time do “faça você mesmo”.

Hoje, vamos falar um pouco mais sobre essa novidade e te ensinar como fazer álcool gel colorido com segurança e praticidade. Vem com a gente!

Como fazer álcool gel colorido?

Já falamos aqui no blog sobre como fazer álcool gel colorido de forma profissional. A coloração vem de ingredientes a mais na fórmula que fazem com que o produto fique pigmentado de uma determinada cor.

Existe todo um processo químico por trás, com exatidão de medidas dos componentes e até qual substância usar para obter a coloração desejada. E o sucesso da produção depende de cada fabricante e da qualidade dos insumos.

Mas sempre vale lembrar que, nesses locais, como fazer álcool gel colorido deve seguir normas. A produção segue as orientações gerais para a produção de formulações antissépticas alcoólicas da ANVISA e só podem ser comercializadas se estiverem de acordo com essas normas.

E depois de entender todo esse processo de fabricação, é hora de voltar para o assunto principal aqui do texto, que é como fazer álcool gel colorido com segurança, mas aí na sua casa. Para isso acompanhe algumas questões principais:

Pode misturar corante no álcool gel?

Sim, é possível. Mas é importante deixar claro que se você mistura o álcool gel com outras substâncias, é responsabilidade sua. Não recomendamos misturar com nada: só abrir e usar. Mas se você quiser mesmo fazer, vamos te mostrar o jeito mais seguro e correto.

Alguns artesãos indicam que seja utilizado o corante alimentício ou o corante cosmético. O primeiro você encontra em supermercados, enquanto o segundo pode ser comprado em lojas de produtos cosméticos.

A quantidade de corante na hora de como fazer álcool gel colorido depende da qualidade de cada produto. No geral, é possível colorir 1 litro de álcool gel com 3 gotas de corante, caso ele seja bem pigmentado. E, claro, vai depender do tom que você deseja atingir.

Mas vale lembrar: nunca use mais que 3 gotas de corante por litro. Isso pode afetar a consistência do álcool gel e torná-lo pouco seguro para uso. A fórmula de álcool 70 já é feita com a diluição certa de álcool e água para combater os patógenos com eficácia.

Quer alguns exemplos? No vídeo abaixo, a artesã Elenice Dias, ensina como fazer lembrancinhas de álcool gel, transformando o produto na cor rosa, utilizando apenas uma gota de corante alimentício:

Já o segundo exemplo é do Peter Paiva. Ele é conhecido como um dos maiores criadores de cosméticos criativos do Pinterest e indica que se use 3 gotinhas do corante cosmético:

Como misturar corante no álcool gel?

Um frasco de álcool gel azul e outro pequeno frasco de álcool gel rosa

Agora que você já sabe que como fazer álcool gel colorido requer uso de corante alimentício ou cosmético, basta escolher a cor da sua preferência. Separe também um litro de álcool em gel para a mistura.

A seguir, separamos uma lista de alguns materiais necessários para fazer a mistura segura desses dois ingredientes e, claro, o modo de preparo. Anota aí!

Materiais para fazer o álcool gel colorido com segurança

  • 1 litro de álcool gel;
  • 1 becker ou jarra;
  • Corante alimentício com a cor da sua preferência;
  • 1 espátula de silicone.
  • Frasquinhos para colocar o produto (caso seja para lembrancinhas).

Modo de preparo do álcool gel colorido

Adicione 1 litro de álcool gel dentro do becker ou jarra. Feito isso, dilua uma gota do corante e mexa bem com a espátula. Caso você ache que a cor ainda está muito clara, pode adicionar mais uma gota do corante para que fique mais pigmentado. Mas a recomendação dos profissionais artesãos é de no máximo 3 gotas por litro, como vimos nos dois vídeos anteriores.

Outra opção é colocar o corante dentro do próprio frasco de 1 litro do álcool gel. Nesse caso, basta adicionar as gotas de corante, tampar o frasco e chacoalhar bem até conseguir uma cor homogênea.

Viu que não tem muito segredo sobre como fazer álcool gel colorido? E o melhor: é um processo seguro e bem prático!

Quais os riscos de fazer álcool gel colorido?

Mãos se higienizando com álcool gel azul.

Antes de saber como fazer álcool gel colorido, é importante se certificar de que você não tenha alergia a nenhum ingrediente da composição dos produtos utilizados. O corante é o mais perigoso deles.

O ideal é respeitar a quantidade de gotas que já contamos acima. Isso impede que você descaracterize seu álcool gel e ofereça um produto ineficaz a quem você for presentear com o frasco do higienizante colorido.

Também não é indicado outro tipo de corante além dos que descrevemos aqui. Não há evidências científicas e testes disponíveis que mostram que eles mantêm o álcool gel eficaz para uso.

Por isso, se possível, sempre escolha corantes naturais. Caso use produtos artificiais, verifique sua composição e pesquise na internet por reações com o álcool 70.

E, no preparo, também é necessário ter cuidado, já que o corante pode causar manchas. Se algum acidente acontecer, conte com os produtos Start Química que tiram manchas de tecido: Tira Manchas Multiuso Tuff ou os alvejantes com ou sem cloro, a depender da cor da roupa.

Por fim, tenha cuidado também na hora da troca de frascos. Se você for colocar a mistura em novos frascos, como os de lembrancinha, garanta que todos estejam devidamente higienizados. Isso impede a contaminação do produto com fatores externos, como sujeira, poeira ou outras substâncias.

Como adquirir álcool gel colorido pronto

Com todas essas dicas aí em cima, dá até pra pensar em fazer lembrancinhas para seu próximo evento. Mas se você não quer ter trabalho em fazer essas misturas, falta tempo ou realmente prefere adquirir um produto seguro e de qualidade, pode contar com a gente.

A Provanza, do Grupo Start Química, tem uma linha própria de álcool gel com modelos coloridos e perfumados que são perfeitos para quem não abre mão de uma boa fragrância e personalizados.

Vale a pena conhecer o catálogo da loja e ver todas as opções disponíveis. É só comprar pronto e depois distribuir nos potinhos personalizados.

E se você quiser mergulhar mais a fundo nesse universo e entender como é o processo de produção do álcool gel com fragrâncias, a gente te explica tudo nesse texto sobre como é preparado o álcool gel perfumado.

Nos vemos lá!

Posts Relacionados

Quer conhecer mais?

Informe seu melhor e-mail abaixo para assinar nossa Newsletter e receber informações sobre lançamentos, novidades e links para as publicações mais recentes.

Logo-ft-start
Asseptgel© Copyright 2020 – Todos os direitos reservados.