Faça seu cronograma de limpeza doméstica com 5 passos simples

Blog-post-cronograma-limpeza-domestica-5-passoscapa
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Só quem trabalha fora e limpa a casa sabe que sem um cronograma de limpeza doméstica não dá pra manter uma organização. E se você é daquelas pessoas que ainda acha que faxina combina com final de semana, pior ainda.

A gente vai adiando as tarefas por chegar cansado do trabalho e deixa a casa pra arrumar só no sábado e domingo. Aí já viu: você se cansa mais, a sujeira e a bagunça parecem não acabar nunca e quando a gente se dá conta, o final de semana passou e não descansamos nada.

Mas já pensou em fazer seu cronograma de limpeza doméstica e ter o final de semana só pra você?

Vem comigo neste texto e veja que não é nenhum milagre ter um tempo pra colocar os pés pra cima e relaxar.

Por que fazer um cronograma de limpeza doméstica?

Com a pandemia, o setor de limpeza cresceu 13,3% em vendas só no primeiro semestre de 2020. E não é pra menos: muita gente passou a trabalhar de casa, o que não só aumentou a bagunça como fez aumentar o cuidado com a higiene no geral.

Quem já voltou ao trabalho presencial teve que se adaptar (de novo). O cansaço do dia a dia de trabalho faz muita gente deixar a casa de lado e, de repente, já é final de semana de novo e o serviço está acumulado.

Tá aí a importância de fazer um cronograma de limpeza doméstica. Não fica tudo pra um dia só e você cria uma rotina sem pesar demais na sua semana.

Então vamos ao que interessa? Vamos te apresentar o cronograma aqui dia por dia, pra você analisar se dá certo e já incluir na sua agenda. Confira:

Segunda-feira

No dia mais pesado da semana, você pode aproveitar para lavar o banheiro. Essa tarefa é a cara da segunda: ninguém gosta. Mas, se você parar pra pensar, a limpeza do banheiro é uma das mais fáceis da casa, e não compensa já pegar uma tarefa difícil logo no primeiro dia.

Lavar o banheiro não exige tanto tempo e, usando os produtos certos, você gasta uns 20 minutos e já fica livre do primeiro afazer do seu cronograma de limpeza doméstica.

No banheiro, a parte mais chata pode ser limpar o box, se ele estiver bem sujo, ou os espelhos, que sempre precisam de uma atenção especial.

Mas olha só que legal, aqui no blog a gente já ensinou a limpar espelho do banheiro sem que ele fique embaçado ou cheio de plumas e fiapos do pano. Dica de ouro! Corre lá e confere.

Terça-feira

Na terça, quando já caiu a ficha que a semana começou, aproveite para dar uma geral nos quartos. Tire a poeira dos móveis, troque roupas de cama e banho e junte a roupa suja do cesto, e já aproveite também para colocar tudo pra lavar.

Se você tem tapetes, vale a pena passar um aspirador de pó neles e nos quartos antes de limpar tudo. Feito isso, é só caprichar no piso.

O trabalho depende de quantos quartos sua casa tem, mas também não é um bicho de sete cabeças. Sem contar que depois que você já tiver o hábito de seguir o cronograma de limpeza doméstica, você vai pensar duas vezes antes de deixar roupas espalhadas por toda parte.

Terminado isso, você vai dormir num quarto limpinho e com roupa de cama cheirosa. Tem coisa melhor?

Quarta-feira

Muitos dizem que a quarta é o melhor dia, porque metade da semana já foi. Então é interessante usar desse pensamento positivo para começar um cômodo um pouco mais difícil: a sala.

Por lá tem mais itens de decoração, então você vai gastar mais tempo nesses detalhes. É mais demorado do que trabalhoso e você precisa de mais produtos – a TV não pode ser limpa com os mesmos produtos da estante, por exemplo.

Mas uma coisa boa da pandemia foi que o setor de limpeza ampliou ainda mais o seu portfólio. Então a opção é o que não falta.

De resto, é só caprichar no chão e mais um cômodo está pronto.

Quinta-feira

Como nem tudo são flores, a parte mais difícil ia chegar: a cozinha. Quem acha que a louça e a comida de todo dia são difíceis é porque não tentou fazer uma faxina completa nessa área da casa.

Justamente por lidar com alimentos, molhos e óleos, a limpeza aqui é mais pesada, especialmente se você vai deixando de lado a semana toda. A geladeira, por exemplo, precisa de um cuidado especial.

Então para concluir essa etapa do seu cronograma de limpeza doméstica, vale a pena apostar em produtos específicos para cozinha, que tenham ação desengordurante.

E, claro, tirar a poeira dos eletros e de tudo que fica exposto é importante. Evita que a gordura acumule e que você gaste mais tempo neles das outras vezes que for limpar. Foque também na limpeza das paredes e azulejos.

Ah, e sabia que o fogão também pode ser limpo com álcool? Nós já ensinamos isso aqui no blog e super vale a pena incluir no seu cronograma de limpeza doméstica.

Terminando a cozinha, do chão ao teto, pode ter certeza que a pior parte do cronograma de limpeza doméstica já passou!

Sexta-feira

Nada melhor que fechar a semana com a limpeza das áreas externas – percebeu que estamos falando em fechar o seu cronograma de limpeza doméstica quando antes você estava pensando em como começar? Estamos fazendo progresso!

Assim como nos quartos, limpar sua área externa vai depender do tamanho da sua casa ou apartamento.

Se for uma área grande, compensa varrer tudo primeiro para economizar água. E só depois usar o produto adequado ao que você quer: só limpar, clarear pisos brancos etc.

Mas se a sua área é uma sacada pequena, melhor ainda. Vai ser pouco trabalho e seu final de semana vai começar mais cedo. Quer coisa melhor?

Sábado e domingo

Bom, cumprindo seu cronograma de limpeza doméstica você tem o sábado e o domingo sem grandes preocupações. É só manter o que já foi feito.

Como o pesado já foi resolvido durante a semana, você precisa só passar uma vassoura em todos os cômodos e não deixar acumular louça suja.

No mais, é sentar, escolher um filme e curtir um tempo com sua família! Tem coisa melhor?

Tenha sempre bons produtos de limpeza

A gente te falou aqui sobre usar os produtos certos, mas você sabe que produtos são esses?

Produtos certos são aqueles que você sabe que pode confiar e de marcas com qualidade garantida no mercado. A Asseptgel tem linhas completas de produtos que cabem direitinho no seu cronograma de limpeza doméstica. E o melhor, são produtos que estão perto de você, em basicamente todos os supermercados do Brasil.

Vale a pena acessar o site e conferir os produtos – te garantimos que você vai amar, porque qualidade é o nosso sobrenome.

Até o próximo texto!

Posts Relacionados

Quer conhecer mais?

Informe seu melhor e-mail abaixo para assinar nossa Newsletter e receber informações sobre lançamentos, novidades e links para as publicações mais recentes.

Logo-ft-start
Asseptgel© Copyright 2020 – Todos os direitos reservados.