Qual é a eficácia do álcool 70 spray?

Foto em fundo degradê entre azul e branco com uma mão segurando um borrifador pequeno, prestes a ativar.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Uma herança que vamos levar por um bom tempo é o uso do álcool 70 como método de assepsia. Hoje não é raro a gente se pegar higienizando as mãos toda hora que saímos de casa, chegamos a algum lugar ou tocamos em algo. Tanto que, além do gel, outras versões chegaram ao mercado – entre elas, um dos assuntos mais comentados tem sido sobre a eficácia do álcool 70 spray.

Sobre isso, o primeiro passo é definirmos sobre qual tipo você está falando: por conceito, o spray é qualquer método que utiliza de um mecanismo para lançar um conteúdo em forma de partículas menores. Os mais comuns nessa classificação são o álcool aerosol e o com borrifador – seja para limpeza de hospitais, clínicas, casa ou mesmo na assepsia da pele.

Saber do que se trata é importante, mas não adianta nada se essa eficácia do álcool 70 spray deixar a desejar, né? Então já vamos te responder essa pergunta agora mesmo:

O álcool 70 spray é eficaz?

Foto em fundo neutro das mãos de uma pessoa. A direita está segurando um borrifador de álcool, aplicando na esquerda.

A eficácia do álcool 70 spray é a mesma de qualquer outro tipo de produto. Quando falamos sobre os tipos de álcool e suas principais diferenças, o que muda de um para o outro não é a forma que ele é apresentado, mas sim a proporção entre a água e o álcool em si – para cada fim, uma proporção diferente.

A grosso modo, a eficácia do álcool 70 spray é a mesma do em gel ou em líquido. Essa fórmula com 30% de água leva um tempo maior para evaporar, dando tempo do álcool romper a camada superficial do vírus e matá-lo.

Esse processo não é tão simples assim, mas se quiser saber mais, te contamos com mais detalhes a diferença do álcool 70 e porque ele mata o coronavírus.

Tão importante quanto a eficácia do álcool 70 spray é a sua segurança

É preciso lembrar que estamos falando de um um produto inflamável e cuidados ao manusear o álcool em gel ou qualquer outro é essencial. Mas quando se trata do álcool 70 spray, ele ainda é volátil.

Para isso, o ideal é que você compre o seu álcool spray apenas de marcas que saibam o que está fazendo. Mas como garantir que se trata de uma empresa séria? Procurar os selos do Inmetro (cumpre as normas de fabricação da categoria) e Anvisa (segurança que o produto não será nocivo à sua saúde).

Mas então o que muda entre o spray e os outros tipos de álcool 70?

Foto em fundo amarelo de mulher usando máscara. Ela está com um frasco de álcool em gel em uma das mãos e outro de álcool spray na outra.

Nada mais que a fórmula. Enquanto o álcool em gel possui um espessante em sua fórmula, além de ser agitado mecanicamente para gerar esse resultado. Já o álcool em spray e líquido passam por outros processos.

No fundo, o que acontece é que a eficácia do álcool 70 spray vai ser aquela que você precisar. Foi justamente para atender às necessidades de quem vai utilizar que eles foram criados. E acredite, há uma grande gama delas.

Álcool spray aerosol

Foto em fundo branco bem aproximada de uma mão pressionando um frasco de embalagem aerosol.

Vamos pensar que você precisa fazer assepsia hospitalar no seu consultório pequeno ou mesmo em casa, sendo que você tem uma família grande e o fluxo de pessoas é maior. Não dá para você pegar um paninho e passar álcool em gel ou mesmo o líquido em tudo, né?

A eficácia do álcool 70 spray aerossol está justamente aí! Ele comprime algum gás dentro da lata tanto a ponto de ficar líquido. Quando acionado, a pressão é tão grande que ele sai, já em forma de gás – levando com ele o álcool, no caso. Ou seja, quando um paciente ou visita sair é só acionar que, mesmo os cantinhos mais difíceis vão ser desinfectados.

Mas atenção que no mercado existem várias opções, cada uma com componentes para determinado fim:

Para limpeza de carros:

Tem um nicho imenso desse tipo de produto, com ou sem aroma. Mas a única ressalva é que nas partes de pintura, verniz ou telas multimídia, o seu uso é restrito. Neste último caso, a orientação é que leia nossas dicas de como limpar tela de televisão, que vai funcionar da mesma forma;

Para limpeza doméstica:

Este é bem o caso que falamos acima. Mas atenção que, neste caso, a eficácia do álcool 70 spray não é bem para fazer uma faxina completa. É mais para a manutenção do espaço. Você deixa ali no banheiro ou em um cantinho e, quando alguém utilizar, aplica no vaso sanitário, corrimões, maçanetas e por aí vai.

Se a intenção for limpar uma mesa, por exemplo, é só passar um paninho que, além dos microorganismos, a sujeira também é retirada com facilidade.

Para higienizar as mãos:

Olha, já adiantamos que, tradicionalmente, a eficácia do álcool 70 spray aerosol não foi pensada para este fim. Não pela composição em si – já temos até algumas opções com hidratantes no mercado.

O problema é o aproveitamento do produto, já que a válvula deve ficar a, pelo menos, 5 cm de distância, então a “nuvem” vai mais para o ambiente que nas suas mãos.

Álcool spray borrifador

Foto em fundo degradê entre azul e branco com uma mão segurando um borrifador pequeno, prestes a ativar.

Bom, eficácia do álcool 70 spray com borrifador? Podemos dizer que ela tem o melhor dos dois mundos. Você vai poder abranger muito mais a área de atuação do seu álcool líquido, mas com o seu bico, pode direcionar apenas para a área desejada, sem aquela “nuvem” que atrapalha a eficácia do álcool 70 spray aerosol.

Outro ponto importante: esse álcool líquido tradicional que compramos no mercado em frascos de um litro é feito para desinfecção de superfícies, não sendo indicado para a nossa pele. Então, não vá comprar esses produtos, colocar em um borrifador qualquer e achar que vai ter a mesma eficácia do álcool 70 spray com borrifador.

Esse tipo de produto, como o Spray Antisséptico com Clorexidina já possui em sua fórmula a clorexidina, que ajuda na higienização das mãos e elementos para não irritar a pele, tanto que, as embalagens de 60 e 120 ml já foram projetadas para isso: se você está no ônibus ou no trabalho, é só tirar da bolsa e aplicar.

Mesmo a embalagem maior, de 500 ml, que sugere também o uso doméstico, possui a mesma fórmula. Afinal, ainda que você utilize para passar em superfícies, sua pele vai ter contato com o produto, não é?

A eficácia do álcool 70 spray é comprovada. Mas a escolha sobre qual utilizar é sua!

Foto de vários produtos para uso pessoal da marca Asseptgel, entre álcool em gel, lenços e spray.

Bom, até aqui acreditamos que já conseguimos garantir a eficácia do álcool 70 spray. E este era realmente o nosso intuito aqui. Não viemos para te falar que “esse é melhor que aquele”, até porque realmente não há.

O que vai ter maior eficácia é aquele que funciona para você! Se acha o álcool em gel rende mais, vai fundo! Agora, se tem a impressão de que o spray é mais prático, é só tomar o cuidado de aplicar três ou quatro borrifadas para garantir a proteção completa!

E aqui falamos mais fundo apenas sobre essas duas apresentações. Mas ainda há uma gama imensa, como o álcool em espuma, lenços antissépticos e vários outros: tudo para a sua comodidade – o que não pode é ficar desprotegido!

Se quiser saber mais sobre como os nossos produtos podem cuidar da sua saúde, é só ler sobre os produtos Asseptgel que te auxiliam na prevenção do dia a dia.

Vai ser um prazer nos apresentarmos melhor!

Posts Relacionados

Quer conhecer mais?

Informe seu melhor e-mail abaixo para assinar nossa Newsletter e receber informações sobre lançamentos, novidades e links para as publicações mais recentes.

Logo-ft-start
Asseptgel© Copyright 2020 – Todos os direitos reservados.