Como tirar mancha de álcool 70 na madeira

Foto de mulher contente com luvas de limpeza nas mãos. Uma delas segura um pano e a outra um líquido em borrifador.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

O álcool 70 é o seu grande aliado na higienização das mãos e na limpeza da casa. Mas reconhecemos que ele também pode ser um tanto temperamental… Se você está procurando como tirar mancha de álcool 70 na madeira é porque já experimentou esse lado dele.

A verdade é que álcool 70 e madeira são um problema. A gente coloca a embalagem em cima, deixa alguns dias sem mexer e quando percebe está com uma mancha. Enquanto higieniza alguma embalagem, caem alguns respingos, você nem se dá conta e tempos depois: olha outra mancha ali. Daí olha para aquilo e parece que a casa inteira está fora de ordem só por conta dessa marca. É agonizante!

Felizmente hoje vamos te dar várias dicas de como tirar mancha de álcool 70 da madeira, seja qual for o nível de dificuldade. Vamos lá?

Por que o álcool mancha madeira?

Foto de mulher aplicando álcool em gel que está apoiado em uma mesa de madeira.

Antes de falarmos sobre como tirar mancha de álcool 70 em madeira, é interessante que você entenda como ela acontece. Até mesmo para mapear o estágio da mancha da sua casa e o que podemos fazer para contorná-la.

Pois bem, assim como falamos no texto comparativo entre álcool etílico e isopropílico, o álcool 70 que conhecemos está no grupo dos etílicos e por mais que seja menos nocivo, ainda é composto por hidroxila (OH) ligado a carbono saturado (que faz apenas ligações simples) de uma cadeia carbônica.

O que isso significa? Bom, essa reação faz com que o álcool tenha a propriedade de oxidar a maioria dos vernizes e acabamentos de vinil e ceras. Mas, na realidade, são os outros componentes do álcool 70, seja líquido ou em gel (água, hidratantes, clorexidina…), os maiores responsáveis por você estar aqui procurando por como tirar mancha de álcool 70 na madeira.

Hora das dicas: como tirar mancha de álcool 70 na madeira

Agora que entendeu o processo que aconteceu aí na sua mesa, armário ou piso, já dá para decidir qual o melhor método de como tirar mancha de álcool 70 na madeira. Tudo vai depender do estágio dessa mancha, o tipo da madeira e quão infiltrada ela está.

Falamos assim porque, quanto mais grave essa mancha, mais severo será o tratamento – e as agressões à sua madeira. Dados os avisos, vamos pôr a mão na massa!

Como tirar manchas de álcool 70 na madeira em estágios superficiais

Acabamos de te explicar como o álcool mancha madeira, então você já sabe que, de início ele age apenas na camada superior do objeto. Nesta fase ele age só ressecando a parte do verniz ou qualquer outro revestimento utilizado. Ainda não infiltrou, mas deixou um aspecto esbranquiçado e opaco.

O problema é que essa reação não é instantânea. Na hora que tem o contato, muitas vezes você nem percebe. Mas vão se passando algumas horas ou dias até que se constata: “preciso descobrir como tirar manchas de álcool 70 na madeira para resolver este problema”.

Se essa é a sua situação, recomendamos que hidrate a madeira onde a reação ocorreu:

Toalha umedecida com água, aquecida com ferro de passar ou secador de cabelo

Foto aproximada de mão utilizando um ferro de passar em um tecido branco.

Uma maneira de tirar mancha de álcool 70 na madeira para estes casos é passar uma toalhinha de rosto úmida sobre ela. Depois, passe um ferro de passar bem quente sobre ela. Como a toalha vai absorver o calor, é bem seguro. Mas se quiser uma opção mais leve, pode usar o secador de cabelos com ar quente.

Já te adiantamos que, até por ser uma forma menos agressiva, a mancha não vai sair toda na primeira vez. Mas é só repetir quantas vezes for preciso que aos poucos ela vai saindo.

Como tirar manchas de álcool 70 na madeira em estágios medianos

Fez o teste do ferro e não deu certo? Isso aconteceu porque não foi só um ressecamento na camada mais superficial do verniz e, sim, uma infiltração mais profunda.

Neste caso, precisamos de um método mais profundo de como tirar mancha de álcool 70 na madeira – ainda trabalhando com a ideia da hidratação, mas agora associando com algum abrasivo:

Bicarbonato de sódio com óleo para tirar manchas de álcool na madeira

Foto de bicarbonato, limão, esponja e líquido aparelho em recipiente transparente.

Aqui escolhemos o bicarbonato de sódio e o óleo de cozinha mesmo. Mas o segredo dessa receita é utilizar algum abrasivo (sal ou cinzas) junto a algum outro óleo (vaselina ou azeite de oliva são ótimas opções).

Como não sabemos o tamanho da sua mancha, não vamos te passar a medida exata. Mas o que você precisa saber é que vai ser necessário duas medidas do óleo para uma do abrasivo.

O que vai acontecer neste método de como tirar mancha de álcool 70 da madeira é que este abrasivo vai agir na camada superior do revestimento da madeira, enquanto o óleo vai penetrar as outras camadas, hidratando onde ficou ressecado.

Agora, se ainda assim não funcionar…

Como tirar mancha de álcool 70 na madeira em estágio avançado

Em último caso, se você ver que nada conseguiu tirar essa mancha de álcool na madeira, vamos precisar partir para um abrasivo ainda mais forte.

Já te adiantamos que este é o método mais agressivo, indicado para quando você quer saber como tirar mancha de álcool 70 na madeira que está ali há tempos. Sabe aquela que escorreu da embalagem há meses, ficou um círculo certinho do fundo do recipiente e foi ficando… Mas agora te incomoda? Então, é essa mesma!

Como usar a lã de aço ou massa de polir carros para tirar mancha de álcool na madeira

Este método não tem segredo: é só pegar aquela mesma palha de aço que você utiliza na cozinha e fazer movimentos circulares e suaves (a gente fica tentado a passar rápido e forte para acabar logo, mas vá devagar e sempre para os danos serem menores).

Acontece que este método de como tirar mancha de álcool 70 da madeira vai causar um efeito que é quase como se fosse o de uma lixa, então você vai “raspando” camadas até sumir toda a mancha. O problema é que junto com ela, vai brilho do seu piso ou móvel. Então, depois vai ser preciso passar algum óleo de peroba ou ainda, em casos mais severos, até envernizar.

Uma última dica é comprar massa de polir carros e aplicar com um paninho… Só não mostramos essa como “a” solução porque aqui damos práticas com o que você tem aí na sua casa, e este ingrediente com certeza não faz parte do seu cronograma de limpeza doméstica, não é?

O álcool 70 também é um ótimo aliado para a limpeza da casa!

Foto de mulher contente com luvas de limpeza nas mãos. Uma delas segura um pano e a outra um líquido em borrifador.

Já chega de colocar o álcool 70 como o vilão da limpeza da casa, não é? A verdade é que ele é um daqueles produtos que facilitam muito sua rotina de cuidados com a casa, deixando tudo limpinho e, principalmente, higienizado nesses tempos em que isso é o mais importante.

Ele é ideal para tirar manchas de vidros e espelhos, por exemplo. Mas o problema, quando falamos da madeira, é que essas mesmas propriedades que funcionam muito bem em outras superfícies, podem ressecar este material. E como a própria água também não funciona muito bem com esse tipo de material, diluir não é uma opção.

Mas nem só de madeira é feita a sua casa, não é? Agora que já descobriu como tirar mancha de álcool 70 na madeira, que tal fazer aquela faxina utilizando o seu álcool no piso, granitos e vidrarias? Aqui sim ele vai ser um ótimo parceiro!

Para descobrir como o álcool 70 pode te ajudar, veja os melhores produtos para a limpeza de superfície. Nele reunimos todas as medidas, cuidados e produtos que podem substituí-lo quando não for indicado.

Até a próxima!

Posts Relacionados

Quer conhecer mais?

Informe seu melhor e-mail abaixo para assinar nossa Newsletter e receber informações sobre lançamentos, novidades e links para as publicações mais recentes.

Logo-ft-start
Asseptgel© Copyright 2020 – Todos os direitos reservados.