Como se prevenir da gripe no inverno?

Mulher gripada sentada no sofá com lenços em volta.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Saber como se prevenir da gripe no tempo frio é fundamental pra manter a saúde em dia. Imagina, ter que aguentar o frio e ainda gripado? Aliás, nem precisa imaginar – assim como quase todo mundo, você provavelmente já teve gripe na época fria do ano.

A gripe é uma infecção comum causada pelo vírus Influenza. Com a queda das temperaturas, os números de casos da doença vão lá em cima. No outono ela aparece, e no inverno fica ainda pior.

Fala sério: nessa época do ano, ou você já pegou, ou conhece alguém que já pegou. Vamos quebrar esse ciclo? Veja o que você precisa fazer para se prevenir da gripe no inverno.

Mas antes, a pergunta de milhões: por que ficamos gripados no inverno?

Por que ficamos gripados no inverno?

Antes de saber como se prevenir da gripe, é interessante saber o que tem de diferente nessa época do ano pra gente ficar tão gripado assim.

Bom, têm várias explicações. Algumas físicas, relacionadas com o frio e o ar seco, e algumas sociais – como o fato da gente ficar mais em locais fechados, não abrir janelas e por aí vai.

Primeiro, os fatores físicos. Outono e inverno são característicos pela falta de chuva. Esse ar seco, junto com as baixas temperaturas, machucam a mucosa nasal. E aí fica mais fácil pro vírus entrar em contato com nosso sistema circulatório.

E tem um outro problema: o ar frio e seco aumenta a sobrevida do vírus no ambiente. Ele fica mais resistente e consegue sobreviver por mais tempo antes de infectar alguém.

Mas os principais fatores de circulação de vírus, resfriados e outras infecções – como otite, garganta inflamada, etc. – são de longe os sociais. A gente fica mais tempo em casa, os ambientes que visitamos são mais fechados, ninguém abre a janela no ônibus e metrô e por aí vai.

Por ser uma doença comum e de grande circulação entre as pessoas, às vezes é inevitável contrair uma gripe. Mas é possível que, com algumas medidas de prevenção, você consiga diminuir os riscos de pegar a doença.

Listamos abaixo 5 maneiras de se prevenir da gripe e dos resfriados comuns. Pode acreditar: você vai precisar nesse inverno.

Como se prevenir da gripe no inverno e em outras estações?

Prevenção não é um bicho de sete cabeças, nem é muito difícil de fazer. É uma questão de hábito.

E quem nos provou isso foi a nossa maior inimiga nos últimos anos: a Covid-19. Subitamente, coisas que pareciam muito fora das nossas rotinas foram incorporadas até com bastante facilidade.

Um exemplo: sentar em uma mesa de reunião, no trabalho, e não ter um tubo de Asseptgel por perto é até um pouco estranho. Outro: entrar em um supermercado sem pisar no totem de álcool gel.

Pra gente viver melhor, não basta conhecer esses cuidados que vamos mostrar aqui embaixo, é preciso incorporar essa prevenção na nossa rotina.

Veja abaixo como se prevenir da gripe no inverno e em outras estações. E o que você deveria estar fazendo todo dia para evitar o contágio seu e dos outros:

O álcool gel continua sendo o maior aliado

Mulher usando álcool gel nas mãos.

Não tem nem como falar sobre se prevenir da gripe sem citar o álcool gel.

Na maioria das vezes a contaminação do vírus Influenza acontece principalmente pelas mãos. Isso porque os vírus podem ficar por bastante tempo em superfícies como maçanetas, celulares e transporte público, e, ao ter contato com um desses itens acaba acontecendo a contaminação.

Hábitos como apertar as mãos de outras pessoas ou pegar objetos emprestados como canetas, calculadoras e celulares também podem acabar sendo uma maneira de contágio, caso aquela pessoa esteja infectada.

Por isso, o uso do álcool gel continua sendo imprescindível no dia a dia, já que ele também é eficiente contra o vírus Influenza. Inclusive, seu uso se popularizou em 2009 durante a pandemia do H1N1 (gripe suína), hábito que se mantém até hoje – principalmente depois da Covid-19.

Portanto, a recomendação é que tenha sempre seu álcool gel junto com você, seja na bolsa ou em casa. E sempre que colocar as mãos em qualquer item público, onde há um grande fluxo de pessoas, nunca se esqueça de passar álcool gel depois.

Para quem trabalha, a higienização do escritório também precisa ser feita com álcool 70. O Spray Antisséptico Asseptgel foi desenvolvido justamente pensando nisso.

Evitar tocar olhos, nariz e boca

Homem com a mão no olho com expressão consternada

Como os vírus ficam por bastante tempo em superfícies e o contágio acontece principalmente pelas mucosas dos olhos, nariz e boca, é importante evitar tocar essas áreas do corpo, quando estiver fora de casa e em ambientes públicos.

Essa é uma das principais recomendações quando o assunto é como se prevenir da gripe. Sempre higienize as mãos antes das refeições e após ter contato com outras pessoas ou objetos compartilhados.

Faça o combo: use álcool gel para higienizar as mãos fora de casa, e ainda assim evite tocar nos olhos, nariz e boca durante esse período do ano.

Para garantir, prefira o álcool gel Asseptgel – com ele você garante não só a sua segurança, mas também a de todo mundo que convive com você.

Não compartilhe objetos pessoais

Duas mulheres lado a lado, apontando para a tela do smartphone

Algumas pessoas podem não ver problemas em emprestar objetos pessoais para as outras, e esse gesto pode acabar sendo um desencadeador de diversos problemas, incluindo a gripe e outras doenças.

Itens como talheres, copos e batons são os mais fáceis de serem infectados por vírus, justamente por terem contato direto com as secreções orais, e por isso o compartilhamento deve ser evitado.

Já em ambientes de trabalho, pode acontecer de precisar emprestar ou pegar emprestado algum objeto como caneta, mouse ou calculadora de alguém. Nesse caso, ao ter seu item de volta, você pode fazer a higienização com um pano úmido e um pouco de álcool 70.

Como você viu ao longo do texto, não tem como se prevenir da gripe tocando em superfícies contaminadas. E para estar seguro, é melhor considerar que todas as superfícies que você interage possam estar. Na dúvida, higienize – leve com você o Spray Antisséptico Asseptgel.

Uso de máscaras quando você estiver gripado

Máscara protetora descartável na cor verde

Essa recomendação não é voltada pra você se prevenir da gripe – mas para garantir que você, quando gripado, não transmita para mais ninguém.

Usar máscaras o tempo todo por medo de gripe, mesmo depois da pandemia, é um pouco exagerado. Claro que suas chances de contrair a doença vão ser menores, mas essa ação pode ser demais.

Sem falar que, comprando máscaras descartáveis para todo o mês, em menos de 3 meses você já vai gastar mais do que o preço da própria vacina contra a gripe, caso faça particular.

O importante das máscaras é criar uma cultura, igual tem nos países orientais. Se você está doente, cubra o seu rosto. Assim, a gripe circula menos e todo mundo fica protegido na sua comunidade.

É um ato para o próximo. Se a cultura existe, amanhã esse próximo sendo protegido pode ser você.

Tomar a vacina da gripe

Pessoa com luvas de látex colocando vacina em uma seringa

Não existe nenhum outro jeito melhor do que tomar a vacina contra a gripe. Existem outros métodos paliativos, mas a vacina é a verdadeira salvadora da pátria para se prevenir da gripe.

Hoje, ela é aplicada gratuitamente pelo SUS em grupos prioritários, compostos por:

  • Crianças de 6 meses a 6 anos de idade;
  • Crianças indígenas de 6 meses a 9 anos de idade;
  • Adultos entre 55 e 59 anos;
  • Idosos com mais de 60 anos;
  • Pessoas com doenças crônicas (como diabetes e hipertensão);
  • Povos indígenas em geral;
  • Professores e profissionais da saúde;
  • Mulheres grávidas e no pós parto (45 dias);
  • Pessoas imunossuprimidas.

A maior parte da população adulta não está nessa lista. E aí, o que resta é se prevenir da gripe no inverno e buscar vacinas em clínicas privadas – elas custam cerca de R$ 120.

Lembrando que mesmo com a vacinação em dia, os cuidados de higienização para não contrair o vírus continuam, não só para prevenir a gripe como também outras infecções virais sazonais.

“Gripe é normal” é um dos maiores sentimentos que as pessoas têm. Olha, a H1N1 não foi normal, e a cepa atual, H3N2 Darwin, também não é nenhum mar de rosas.

Como prova final de quão importante é saber como se prevenir da gripe, vem ver o texto que fizemos sobre as piores gripes da história. Lá você vai ver como a falta de prevenção gera caos na sociedade, e como é importante adotar essas medidas para que a história não se repita.

A gente se vê por lá!

Posts Relacionados

Quer conhecer mais?

Informe seu melhor e-mail abaixo para assinar nossa Newsletter e receber informações sobre lançamentos, novidades e links para as publicações mais recentes.

Logo-ft-start
Asseptgel© Copyright 2020 – Todos os direitos reservados.