Como lavar máscara do jeito certo?

Homem colocando máscara em uma criança.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Quase dois anos se passaram desde que a pandemia de coronavírus foi anunciada e até hoje tem gente que tem dúvidas sobre como lavar máscara. A gente já te adianta que não tem muito segredo – aliás, só um: fazer todo dia para pegar o jeito.

Foi a mesma coisa quando escrevemos sobre higiene das mãos aqui. A gente pensa que sabe tudo, mas sempre tem um detalhe que pode acabar com todo seu processo de limpeza.

No caso de como lavar máscara, é preciso fazer do jeito certo para garantir sua proteção. Usar uma que ficou mal lavada é o mesmo que não usar nada para te blindar dos vírus e das bactérias que estão no ar.

Vamos juntos descobrir se você está fazendo alguma coisa errada? Ainda dá tempo de consertar.

Mulher de cabelo preso, camisa xadrez e usando máscara cirúrgica sobre o nariz e boca.

Quando lavar máscara?

Antes de falar como lavar máscara, precisamos definir o “quando”. A resposta é direta: ela deve ser lavada sempre após o uso.

A troca, na verdade, é recomendada de 2 em 2 horas. Mas se você tiver só uma máscara à disposição, o ideal é que permaneça com ela até voltar pra casa. É melhor assim do que desprotegido, certo? Essa foi uma das maiores lições que descobrimos na pandemia.

Então, o ideal é carregar envelopes na bolsa para separar as máscaras limpas das sujas. E, ao chegar em casa, as usadas devem ir direto para a lavanderia!

Posso lavar máscara na hora do banho?

Um erro que muita gente comete é querer lavar peças na hora do banho. Isso acontece muito com roupas íntimas, mas já tem muita pesquisa na internet indicando que as pessoas estão lavando máscara no chuveiro também.

Você já deve ter visto aqui no nosso blog que o banheiro é cheio de mitos e verdade, tal qual o uso do vinagre na limpeza.

O mesmo acontece em como lavar máscara do jeito certo. Muita gente já leu que água quente é melhor para matar vírus e bactérias na hora da lavagem – o que não é uma mentira. Mas o problema é que o banheiro é um ambiente cheio de bactérias. É meio óbvio dizer isso, né?

Vamos pensar: você lava, usa água quente e o sabão certo. Até aí ok. Só que é bem provável que você vai deixá-la em algum lugar enquanto termina o banho. É aí que mora o problema.

Se sua intenção era lavar, ocorreu o contrário. Você tirou alguns microrganismos, mas acabou deixando outros na sua máscara.

Resumindo: se você quer saber como lavar máscara do jeito certo, não escolha o banheiro para fazer isso! O processo de higienização envolve desde o produto certo, a secagem e até o manuseio delas.

Máscara cirúrgica branca sobre fundo azul claro.

Todas as máscaras precisam ser lavadas?

Não! Máscaras cirúrgicas, por exemplo, são descartáveis. Você usa uma vez e precisa jogar fora. Já as máscaras PFF2, que são as mais eficientes na proteção, não devem ser lavadas, mas podem ser reutilizadas.

Se você lavar esse modelo de máscara, é possível que toda a proteção que ela tem no filtro vai embora. Ou seja, ela perde a eficiência e é o mesmo que não usar máscara. Os vírus e bactérias vão entrar facilmente.

Então podemos te dizer que o jeito certo de como lavar máscara PFF2 é não lavar. Para reutilizá-la com segurança, deixe ela em um lugar bem arejado, mas sem exposição ao sol. Deve haver um intervalo de 3 a 7 dias pra usar de novo com segurança.

Mas vamos falar agora das que podem ser lavadas: as de tecido. Para saber como lavar máscara sem erros, confira o passo a passo que preparamos a seguir!

Passo a passo de como lavar máscara

Como já te contamos, o processo de lavagem começa na escolha dos produtos certos, passando pela temperatura da água até o momento de guardar as peças.

Mas isso tudo para lavar uma máscara? Pois é, é o que sempre dizemos: com saúde não se brinca. Enquanto o vírus circular e houver contágio, é importante se proteger, mesmo que você já esteja totalmente imunizado.

O próprio Instituto Butantan afirma que usar máscaras e manter o isolamento social será importante tanto para você se proteger quanto para proteger outras pessoas. E até que a maioria das população esteja vacinada, é preciso tomar todos os cuidados que vamos te contar a seguir:

Onde lavar máscara?

Se você está em dúvida sobre como lavar máscara, saiba que essa higienização pode ser feita tanto à mão quanto na máquina.

O importante é que as máscaras sejam de uso individual. Na hora de lavar, pode até colocar as de outras pessoas juntas, para fazer um processo só. Mas é importante que a lavagem não seja feita junta das outras roupas.

Na hora da lavagem, é preciso escolher produtos que matam os vírus. Nesse caso, os produtos recomendados quando você quer saber como lavar máscara são água, água sanitária e sabão líquido.

A ordem correta de como lavar máscara é:

  • Deixar a máscara de molho por volta de 20 a 30 minutos em uma solução de água sanitária, contendo duas colheres de sopa do produto para 1 litro de água;
  • Depois, coloque na máquina ou esfregue à mão, usando o sabão líquido;
  • Enxágue bastante para tirar todo o excesso de produtos químicos.
Máscaras estendidas em um varal no quintal de uma casa.

Como secar a máscara?

Um dos maiores problemas em como lavar máscara é a hora da secagem. Lembra que quando falamos que não se deve fazer esse tipo de higienização no banheiro, é por conta das bactérias novas que o tecido pode juntar?

Pois é, se você também não estiver com as mãos totalmente limpas para pegar a máscara na saída da máquina, por exemplo, ela vai se contaminar de novo. Então muita atenção à higienização das suas mãos também.

Depois de concluída a lavagem, o ideal é que a máscara de algodão seque em lugar arejado, de preferência ao sol. Se preferir, pode secar na máquina também, já que o vapor quente ajuda a matar os microrganismos. Nesse caso, o único perigo é que a secadora encolha o tecido e danifique o elástico.

Já no varal, o ideal é deixar a máscara sozinha, sem contato com outras roupas, e só o tempo suficiente para secar. Deixá-la lá e esquecer pode fazer com que a poluição externa fique no tecido.

Preciso passar a máscara?

Depois que você fez o processo de lavar com os produtos certos, deixou secar, é hora de recolher a máscara do varal. Nessa hora, o ideal é encerrar o processo de higienização com ferro quente.

Como você não tem um microscópio para verificar que absolutamente nenhum vírus ou bactéria se alojou na máscara, o melhor é passar com ferro. O mesmo vale para quem mora em apartamento e não tem sol direto onde as roupas secam.

Esse processo é fundamental para quem quer saber como lavar máscara. As altas temperaturas são grandes aliadas para matar vírus, bactérias e fungos. É rápido, fácil e te dá muito mais segurança. Então, não custa nada, né?

Homem colocando máscara em uma criança.

Onde guardar a máscara limpa?

Agora que você sabe como lavar máscara do jeito certo, é importante saber como mantê-la longe dos microrganismos enquanto você não usa.

Em um uso e outro, o ideal é guardar em papel. Isso os vírus resistem menos tempo nesse material do que no plástico. Carregue envelopes na bolsa e armazene as máscaras neles. Faça a separação como te dissemos no início do texto, entre limpas e usadas.

Mas também pode usar plástico para guardar. O importante é que o saquinho tenha furos para que o tecido “respire”. Se não tiver, é perigoso que a máscara fique úmida e o local se transforma em um ambiente ideal para a morada de fungos.

Em casa, faça essa separação também e armazene todas que estiverem limpas em um local seguro e longe dos agentes externos.

Cuidados para que a máscara não suje muito

Não tem jeito de fugir disso: as máscaras devem ser lavadas sempre depois de usar. Mas se elas sujam muito, pode ser que esse método de como lavar máscara demore mais e sejam necessários outros produtos, como o tira manchas.

O agente mais agravante das máscaras sujas é a maquiagem e o protetor solar. Sabemos que no caso do protetor, é meio difícil não usar. Nossa pele precisa desse cuidado, principalmente quem fica exposto muito tempo ao sol – mas até as lâmpadas podem ser prejudiciais à pele, sabia?

O ideal é escolher protetores solares sem maquiagem e evitar bases e batons. Se não for possível, o melhor é deixar a máscara mais tempo de molho e pensar em uma lavagem mais pesada na máquina.

O método de como lavar máscara do jeito certo já está concluído. Mas se você quer ir além e descobrir como fazer uma limpeza doméstica com álcool 70, é só correr pro nosso próximo texto.

Será que dá pra usar em todos os lugares? Nos vemos lá pra você desvendar esse mistério!

Abraços.

Posts Relacionados

Quer conhecer mais?

Informe seu melhor e-mail abaixo para assinar nossa Newsletter e receber informações sobre lançamentos, novidades e links para as publicações mais recentes.

Logo-ft-start
Asseptgel© Copyright 2020 – Todos os direitos reservados.