Como descartar álcool em gel?

Mão segurando frascos de álcool gel.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Assim como tudo que compramos, o álcool gel também tem data de validade, e é preciso estar atento a esse prazo para não correr o risco de utilizar um produto sem eficiência. Mas e aí, depois que vence? Como descartar álcool em gel?

A atenção precisa ser redobrada principalmente pela falta de efetividade que o álcool gel pode começar a ter depois do prazo de validade.

Por conta da evaporação do etanol depois do período considerado seguro pelo fabricante, você pode até achar que está se protegendo, mas na realidade não está. É aí que mora o perigo.

Sabendo de todos esses riscos, criamos um guia prático especialmente sobre como descartar o álcool gel corretamente. Então anota aí!

Como descartar álcool gel vencido?

Primeiramente, para saber se o seu álcool gel está dentro do prazo de validade é muito fácil. Geralmente essas informações da data de fabricação e vencimento são bem visíveis na própria embalagem do produto e dependendo do fabricante, esse prazo pode variar de 24 a 36 meses.

Aqui na Asseptgel por exemplo, marca número 1 em higienização do país, nossos produtos mantêm a validade por 24 meses. Ou seja, dois anos desde a data de fabricação.

Então fique de olho caso perceba que está com o seu produto desde o começo da pandemia. Ao identificar que o álcool gel já passou da data de validade, é hora de descartá-lo seguindo algumas alternativas que vamos te mostrar a seguir:

  • Antes de tudo, leia o rótulo do produto para seguir as orientações conforme indicam os fabricantes;
  • Você pode levar o álcool gel vencido, assim como outros medicamentos nas próprias farmácias que façam esse tipo de descarte;
  • Através do site do “Programa Consciente” é possível consultar quais são os pontos de coleta mais próximos do lugar onde você mora;
  • Além das farmácias, alguns supermercados também realizam o recolhimento de produtos vencidos, principalmente em grandes quantidades, procure saber qual o mais próximo de você realiza esse serviço.

O que fazer com a embalagem de álcool gel?

Cestos de lixo com as cores da coleta seletiva.

Como falamos anteriormente, a melhor alternativa de como descartar álcool gel é optando pela coleta seletiva, ou indo até um ponto de descarte que faça o recolhimento das embalagens do produto.

Caso os frascos de álcool gel estejam semi vazios ou completamente vazios você pode lavá-los somente com água para retirar o resto do produto, e descartar o vasilhame no lixo reciclável.

Já nos casos de frascos completamente cheios, a melhor opção é levá-los nos pontos certos de coleta, como supermercados ou farmácias.

Assim como outros itens em embalagens de plástico como refrigerantes, água e cosméticos, os frascos de álcool gel são produzidos com tereftalato de polietileno (PET) e são recicláveis.

É importante seguir essas recomendações já que o descarte incorreto dessas embalagens podem impactar negativamente o meio ambiente, gerando mais lixo e resíduos nocivos para o planeta.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), entre os benefícios de se reciclar materiais plásticos estão:

  • Redução na emissão de gases do efeito estufa na atmosfera;
  • Redução de resíduos plásticos em aterros;
  • Economia no consumo de energia;
  • Redução do desperdício de água;
  • Crescimento na empregabilidade de catadores de recicláveis.

Como descartar o álcool gel em dispensers?

Uma boa alternativa para lugares que necessitam utilizar um grande volume de álcool gel é a instalação de dispensers, aqueles que geralmente a gente vê em shoppings, sabe?

Optando pelo uso deles, não é necessário que você compre inúmeras embalagens de álcool gel, já que é possível comprar galões em quantidades maiores e apenas abastecer os dispositivos quando necessário.

O descarte desses galões e do álcool gel vencido seguem as mesmas orientações faladas ali em cima: coleta seletiva ou pontos de recolhimento.

A recomendação para o descarte do álcool em gel é encaminhá-lo para um aterro especializado em resíduos químicos. Quem trabalha com uma grande quantidade dele, precisa ter contato com os locais da cidade que fazem a coleta. O ideal é manter o produto dentro da embalagem até seu destino final.

Mas se a sua empresa está precisando lavar o dispenser de álcool gel para abastecê-lo novamente, o procedimento é muito mais simples.

Basta colocá-lo na pia e lavar com água corrente. A água vai quebrar sua viscosidade, e a rede de tratamento de esgoto faz o resto.

Central de tratamento de esgoto vista de cima.

Agora que você sabe quais são as melhores maneiras de como descartar álcool gel corretamente, é importante saber também se o produto que você está comprando é verdadeiro.

Tem álcool gel falsificado que chega a ter álcool de posto e até cachaça na sua composição. E não precisa nem falar o quanto isso faz mal para a pele, não é?

Mas não precisa se alarmar ainda. Temos um texto falando sobre como identificar um álcool gel falso e os problemas que ele pode causar. Te vejo lá!

Posts Relacionados

Quer conhecer mais?

Informe seu melhor e-mail abaixo para assinar nossa Newsletter e receber informações sobre lançamentos, novidades e links para as publicações mais recentes.

Logo-ft-start
Asseptgel© Copyright 2020 – Todos os direitos reservados.