Álcool gel mancha roupa? Descubra!

Camisa branca com uma mancha.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Uma preocupação muito comum com as nossas roupas – principalmente aquela nova que a gente gosta tanto – é sobre o que pode causar manchas nelas. E aí vem a dúvida: álcool gel mancha roupa?

Claro que essa dúvida ia vir. Hoje em dia, a gente usa álcool gel o tempo todo. E se cair no tecido, é o fim do mundo? E quando a gente fica tirando o excesso na manga ou na barra, vai manchar com o tempo?

Já vamos até te adiantar aqui porque moda é assunto sério! Álcool gel mancha roupa, sim ou não? Não, não mancha. Mas existem alguns tipos de álcool e situações que podem sim acabar danificando o tecido e a sua coloração.

E aí, vamos saber o que exatamente faz o álcool manchar a roupa?

O álcool gel mancha a roupa mesmo?

A boa notícia é que o álcool gel não mancha roupas, principalmente se for pequenas quantidades que entram em contato com o tecido. Nesses casos, inclusive, você pode passar um pouco de água corrente em cima para retirar o que acabou de cair.

É bem difícil o álcool gel conseguir danificar um tecido. Seria necessário uma longa exposição do produto com a roupa, no caso de roupas pretas ou coloridas, para que o desbotamento acontecesse.

Mesmo sendo bem difícil o álcool gel manchar a roupa com o uso do dia a dia, às vezes pode acontecer algo fora do comum. Um frasco estourar dentro da mala, por exemplo. Ou abrir dentro de um guarda roupas.

Nesses casos, se manchar, existem algumas receitinhas caseiras que prometem tirar a mancha, como:

Vale lembrar que essas receitas são caseiras. Não existe uma ciência exata na hora de tirar manchas, então vale a pena testar em uma pequena área antes de aplicar direto na mancha, pra evitar de manchar mais.

Tipos de álcool que podem manchar a roupa

Frascos de tipos diferentes de álcool.

Não é comum o álcool gel manchar a roupa, porque o próprio álcool 70% não costuma manchar tecido. Como explicamos, só quando aplicado por muito tempo, o que é difícil devido à sua evaporação rápida.

Mas tem um porém: existem vários tipos de álcool, e vários tipos de soluções alcoólicas.

Separei para você quais podem manchar as roupas devido às suas composições químicas e por isso é bom ter cautela na hora do uso.

Álcool Isopropílico

Álcool gel mancha roupa? Não! Álcool isopropílico mancha roupa? Aí já é outra história.

Bastante utilizado na limpeza de eletrônicos, o álcool isopropílico também pode ser utilizado para a retirada de algumas manchas em roupas, como aquelas causadas por tintas ou seiva de árvores.

Porém, ele também pode ser o causador de manchas, isso porque a sua composição pode conter corantes ou alvejantes como ingredientes, que podem acabar manchando roupas claras e deixando um aspecto desbotado.

Tome muito cuidado ao aplicar álcool isopropílico nas roupas, porque elas podem sim manchar!

Bebidas alcoólicas

Uma situação bastante comum de acontecer, é você acidentalmente derramar alguma bebida que esteja bebendo na sua própria roupa e isso acaba te surpreendendo com uma mancha enorme.

E o pior: ela não sai de jeito nenhum.

Manchas de bebidas alcoólicas são bem chatas de sair, principalmente aquelas causadas por vinho ou de drinks coloridos.

Caso isso aconteça, você precisa agir rápido, tirando o excesso da bebida com água corrente e sabão neutro e depois aplicar vinagre, bicarbonato e água quente, podendo repetir esse processo até que a mancha desapareça.

Álcool gel colorido

Nós já te ensinamos a fazer álcool gel colorido aqui no blog, e como já mencionamos na matéria, a única diferença que esse tipo tem do tradicional é a adição de corante que pode ser o comestível ou o cosmético.

Justamente por conter esse ingrediente a mais, o álcool gel colorido em contato com uma roupa branca pode acabar manchando a peça.

Sendo assim, tenha cuidado ao manusear o seu álcool gel colorido e caso o produto entre em contato com a sua roupa, faça os procedimentos utilizados para remoção que ensinamos anteriormente.

Então fica o veredito: se colorido, o álcool gel mancha a roupa sim.

Mistura de cores em superfície branca

Cuidado com o álcool falsificado

É bem difícil o álcool gel manchar a roupa, mas e o álcool gel falsificado? Esse sim pode arruinar peças inteiras imediatamente.

O álcool falsificado é um grande vilão justamente pela sua composição duvidosa que contém ingredientes que danificam a roupa como a água sanitária, álcool de posto e até cachaça.

E o pior: pela sua baixa efetividade, toda vez que você passa, você está em risco. A principal finalidade do álcool é a assepsia, e o álcool gel falsificado nem isso consegue cumprir.

Por isso, é tão importante utilizar produtos reconhecidos e que seguem as recomendações de segurança e de uso da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A Asseptgel é a marca número um em higienização do país e todos os nossos produtos seguem rigidamente essas recomendações, oferecendo qualidade e segurança que você e sua família precisam.

Mitos e verdades sobre o álcool etílico e isopropílico

Agora você não precisa mais se perguntar se o álcool gel mancha a roupa. E essa é uma dúvida bem legítima, viu? Depois da pandemia, estamos muito expostos a todo tipo de álcool, e saber mais sobre eles é fundamental.

Veja alguns fatos sobre o álcool etílico e isopropílico pra você ficar sempre bem informado:

  • Álcool isopropílico 99% não serve para desinfectar as mãos, mas sim eletrônicos como celulares, notebooks, etc;
  • Álcool 70% pode ser aplicado diretamente sobre as roupas, mas não com muita frequência e de preferência não diretamente;
  • Álcool gel não pode ser aplicado em pisos de madeira, porque pode causar manchas;
  • Álcool etílico absoluto é exclusivo para uso em indústrias e laboratórios químicos e não deve ser utilizado como higienizador;
  • Álcool 46% tem mais água que álcool e é recomendado para limpar superfícies, dar brilho e tirar manchas de vidros. Não é um bom bactericida.
Mulher de blazer azul passando álcool gel nas mãos.

Lá no começo te mostrei que não é muito comum o álcool gel manchar a roupa, né? Espero que o texto tenha te mostrado todas as nuances e o que fazer no caso de uma mancha inesperada.

A gente sabe do que fala porque a gente fabrica o produto há muito tempo. Inclusive, queria te convidar a saber mais da nossa história.

Temos um texto aqui no blog Asseptgel falando sobre a Start Química, que fabrica o Asseptgel. Vamos continuar essa conversa por lá?

Posts Relacionados

Quer conhecer mais?

Informe seu melhor e-mail abaixo para assinar nossa Newsletter e receber informações sobre lançamentos, novidades e links para as publicações mais recentes.

Logo-ft-start
Asseptgel© Copyright 2020 – Todos os direitos reservados.