Como é feito o álcool gel colorido? Ele é menos eficaz?

Foto de três frascos de álcool gel em cima de balcão. Ambos são iguais, com pote transparente e conteúdo azul.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Foi-se o tempo em que o álcool em gel era tratado como uma commodity – aquele produto padronizado, transparente, funcional, mas “sem graça”. Claro, essa ainda é a versão mais vendida no país. Mas como reflexo do seu público, a indústria vem agregando valor em um produto cada vez mais personalizado.

Existem embalagens e aplicadores de todos os jeitos, tamanhos, com personagens, aromas, esferas hidratantes, vegano… E a última tendência parece ser o álcool gel colorido.

Mas espera aí… álcool gel colorido? Será que funciona? Ele vai proteger tanto quanto o tradicional? Você está no seu direito de questionar, afinal, ter um produto porque ele é mais bonito, mas menos eficaz pode ser um tanto perigoso.

Então essa é a hora de esclarecer essa questão…

Como o álcool gel colorido é feito?

Foto superior de vários frascos de álcool em gel, alguns transparentes e outros de cor azul.

Antes de entrar no mérito do álcool gel colorido, precisamos entender como é feito o álcool em gel “comum”. A essa altura você já deve saber que para ser eficaz contra o coronavírus ele precisa ter 70% de etanol em sua composição.

E diferente do que muitos pensam, os outros 30% não são apenas água. A própria ANVISA só faz a liberação do produto se ele conter nessa parte complementar, além do espessante, elementos hidratantes e esterilizantes. A indústria, nesse momento, pode escolher qual elemento utilizado, mas desde que possuam propriedades correspondentes.

O que muda com o álcool gel colorido é apenas essa parte da composição. É mais um ingrediente na ficha técnica do produto responsável pela coloração. Só que não é possível falar, exatamente, qual elemento foi utilizado porque as fontes químicas e naturais de corantes são ilimitadas, além disso cada marca costuma escolher suas próprias matrizes.

O álcool em gel colorido é menos eficaz que o transparente?

Foto de frasco de álcool em gel com embalagem transparente e conteúdo azul. Ao lado há mãos aplicando o produto.

Olha, isso vai depender de como este álcool que você pretende comprar foi produzido. E para entender isso é bem simples, nem vamos precisar entrar na parte química.

Como falamos, para ter o seu poder de evitar doenças por meio da higienização das mãos, o álcool em gel precisa ter em torno de 70% de etanol – isso porque ele demora mais para evaporar, dando tempo de penetrar nas camadas mais profundas dos microorganismos e, assim, matá-los. O restante é composto pelos outros componentes, certo?

Pois bem, se nesse álcool gel colorido o trabalho de colorização foi feito já na produção dele, está tudo bem porque o produto foi acrescentado já nesses 30% de elementos complementares.

Agora, se a mistura foi feita na primeira etapa, com o produto puro, é bem provável que, na verdade, este produto tenha menos de 70% de etanol. Ou seja, por consequência, será bem menos efetivo.

Já pensou comprar um álcool em gel colorido que não serve como antisséptico? Seria o mesmo que comprar um guarda-chuvas furado… Do que adiantaria?

Não tem nada de errado com o álcool gel colorido, desde que você confie na origem

Depois do que falamos até aqui, você ainda está decidido a comprar álcool gel colorido? Se souber de quem está comprando não tem mesmo com o que se preocupar. Agora, se sua fonte são fábricas informais (como artesãos no Elo7), há sim riscos – e não são pequenos. Vamos te explicar o porquê – agora sim com a ajuda da química. Veja:

A grande questão é entender a composição do seu etanol (C2H5OH). Ele – e todos os outros álcoois – possuem uma hidroxila (OH) em sua fórmula, o que dá a propriedade de ser volátil e também inflamável.

A complicação está em justamente saber qual a origem desse corante em que o álcool gel colorido foi misturado. Existem elementos que não são compatíveis com o etanol (alguns ácidos, peróxidos e cloretos, por exemplo). Se a fórmula for de algum desses, os riscos que podem acontecer vão de irritações na pele, queimaduras por fogo invisível e, em casos extremos, até incêndios.

Aqui na Asseptgel nós nos sentimos bem mais confortáveis trabalhando apenas com o álcool em gel translúcido – porque isso realça a pureza do produto. Agora, nem por isso quer dizer que eles são “sem graça”. Temos, por exemplo, o chaveiro para uso pessoal que faz sucesso entre a criançada e também o Teens, com esferas coloridas hidratantes que dão um toque especial.

Modelos de álcool em gel fabricados pela Start Química com esferas coloridas (rosa ou verde) hidratantes.

🌟 Se você não abre mão do álcool em gel colorido, sugerimos conhecer os modelos da Provanza – uma marca do Grupo Start Química voltado para cosméticos.

O assunto hoje foi sério, mas não precisa ficar apreensivo! Contando que você compre o seu álcool colorido de marcas confiáveis e com todos os registros, está tudo bem. Agora, se quer entender mais sobre quais são as melhores marcas de álcool gel, te contamos tudinho neste texto!

Posts Relacionados

Quer conhecer mais?

Informe seu melhor e-mail abaixo para assinar nossa Newsletter e receber informações sobre lançamentos, novidades e links para as publicações mais recentes.

Logo-ft-start
Asseptgel© Copyright 2020 – Todos os direitos reservados.