Álcool em gel com cheiro é diferente?

Frasco com líquido incolor sobre uma mesa de madeira.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Com certeza você já viu por aí vários tipos de álcool em gel com cheiro diferente – um perfume, uma fragrância mentolada, um aloe vera e por aí vai. E muita gente se pergunta sobre a eficácia – o álcool gel com perfume é tão eficaz quanto o normal?

Bom, já vamos começar direto ao ponto: sim, mas nem sempre.

Acontece que em um ambiente 100% industrial, com químicos de plantão elaborando as fórmulas e aprovação sanitária da ANVISA, o perfume realmente só perfuma. Mas em outras situações mais informais, o álcool em gel com cheiro realmente pode ser perigoso.

Pessoa misturando ervas em um misturador.

Vamos saber mais sobre o assunto? Prevenção não é só comprar o álcool 70 – é comprar o álcool certo. Siga a leitura!

O álcool em gel com cheiro é menos eficaz?

Não, ele não é. A gente mesmo aqui na Asseptgel tem uma linha perfumada, o Asseptgel Teens, com essência de Aloe Vera e esferas hidratantes. E a eficácia na limpeza das mãos é a mesma da nossa linha Cristal, sem nenhum aditivo aromático.

Isso porque a Asseptgel tem a aprovação da ANVISA em todos os seus produtos e o selo do INMETRO, o que garante a qualidade tanto na fabricação quanto no produto final.

Geralmente, um aditivo perfumado, seja essência natural (como é o caso da Aloe Vera, extrato de babosa), algum óleo essencial ou, dependendo da marca, outros produtos similares, não são o suficiente para diminuir o efeito do álcool 70.

Então, com cheiro ou sem cheiro, todo álcool em gel com aprovação da ANVISA tem exatamente a mesma eficácia na sanitização das mãos.

Mas veja bem: com aprovação da ANVISA. Existem casos, especialmente os de álcool em gel caseiro, que é deve-se duvidar da procedência. Vamos continuar na conversa:

Pessoa passando sanitizante nas mãos.

Álcool em gel perfumado caseiro é seguro?

Como tudo na vida, depende. Mas, nesse caso, se tratando de um químico poderoso como o álcool etílico, não compensa comprar ou usar álcool em gel com cheiro feito por outra pessoa e na informalidade.

Você pode fazer o seu aí na sua cozinha? Não recomendamos por questões de segurança e do manuseio dos produtos químicos, mas muita gente faz sem o menor problema. O que realmente é muito perigoso, principalmente porque você não conhece a procedência dos produtos e nem é um profissional da área.

A fragrância feita com extratos industriais, eles próprios reconhecidos pela ANVISA como seguros, nunca vão te fazer mal. Mas pense, por exemplo, em alguém fazendo seu próprio extrato concentrado de babosa em casa. É Aloe Vera? Sim. É possível garantir que o processo não teve nenhum contaminante envolvido? Não.

Materiais orgânicos em um gel sanitizante como o álcool podem fazer com que microorganismos se proliferem. E aí o que era pra limpar e desinfetar acaba fazendo justamente o contrário.

Como fazer álcool em gel perfumado com segurança?

Primeiro, certifique-se de que a essência que você quer usar é aprovada pela ANVISA e não foi feita de forma informal – visite uma perfumaria e converse com o vendedor para ter mais garantias.

Alguns óleos essenciais de marcas conhecidas possuem esse registro e funcionam muito bem para perfumar o álcool em gel. Mas tome bastante cuidado no processo – você está lidando com químicos.

Vamos te mostrar agora como fazer esse trabalho, principalmente porque a internet está cheia de guias que podem dar informações completamente erradas. Mas, primeiro, certifique-se de usar:

  • EPIs adequados, especialmente óculos protetor e luvas;
  • Camisa de manga comprida para proteger os braços;
  • Álcool em gel Asseptgel ou aprovado pela ANVISA.

O trabalho é bem simples. Veja o passo a passo para fazer álcool em gel com perfume:

  • Prefira essências à base de água ou óleo. Eles vão diluir um pouco o álcool, mas é melhor usá-las do que qualquer coisa à base de álcool, como o perfume, que pode causar reações adversas e elevar demais a concentração do produto final;
  • Abra a embalagem de Asseptgel e coloque, gota a gota, a essência que você quer utilizar até atingir a fragrância desejada;
  • Misture tudo e pronto: o uso está liberado.
Frasco com líquido incolor sobre uma mesa de madeira.

Note que esse processo não vai deixar seu álcool em gel com um cheiro forte, mas ele é o suficiente pra você sentir leves notas da essência escolhida. Qualquer coisa a mais do que isso já começa a ficar perigoso e entrar no território do álcool em gel caseiro, que não recomendamos.

Aliás, nós temos um texto inteiro sobre isso. Vamos continuar essa conversa por lá?

Posts Relacionados

Quer conhecer mais?

Informe seu melhor e-mail abaixo para assinar nossa Newsletter e receber informações sobre lançamentos, novidades e links para as publicações mais recentes.

Logo-ft-start
Asseptgel© Copyright 2020 – Todos os direitos reservados.