Pode usar álcool 70 para limpeza doméstica?

Médica com jaleco e estetoscópio passando álcool em gel nas mãos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

O álcool 70 na limpeza doméstica é um dos maiores aliados para sua casa – desde que você saiba muito bem como e quando usá-lo. De verdade: ele tem um poder de limpeza ímpar, mas sendo um composto de álcool etílico, há alguns usos que não são recomendados.

Principalmente em eletrônicos, mas não só: vidros, alguns tipos de madeira e outras superfícies também não caem bem com o álcool 70 na limpeza doméstica. Saber onde usar é fundamental para você saber fazer sua limpeza, mas sem danificar nada.

Mulher limpando vidros de casa usando máscara, óculos e luvas

Como fabricantes, é nossa total responsabilidade te informar sobre todos os usos do álcool 70 na limpeza doméstica – e também quando não usar. Este texto é justamente pra isso.

Vamos começar?

Pode usar álcool 70 na limpeza doméstica?

Precisamos começar já deixando muito claro que o álcool 70 na limpeza doméstica deve ser usado com bastante cuidado. A Asseptgel trabalha primariamente com sanitizantes para as mãos e a maioria das outras marcas de álcool em gel também. Portanto, seu melhor uso é justamente para essa finalidade.

Mas isso não significa que você não pode usar em casa. Aqui mesmo no blog indicamos como limpar o fogão com álcool, como limpar vidros e até como limpar o espelho do banheiro.

Só precisamos deixar claro que existem outros produtos específicos para a limpeza – mais seguros e não inflamáveis. Quando eles não derem resultado é que você pode apelar para o álcool 70 na limpeza doméstica, ok?

Além disso, recomendamos que você utilize o álcool em gel, que é menos volátil e, por isso, mais seguro.

Pessoa passando um esfregão no chão ao lado de um balde alaranjado.

Onde usar o álcool 70 para limpar a casa?

Então decidimos: o álcool 70 pode ser usado, sim, para a limpeza de casa. Mas onde usar exatamente? Onde está liberado e onde não pode?

Vamos te mostrar aqui todos os usos, separando por necessidades de limpeza, para ficar mais fácil de você acompanhar. Continue na leitura:

Posso passar álcool 70 no chão de casa?

Pode! Mas com muito cuidado e com diluição em água. Não jogue o produto diretamente sobre o piso, ainda mais se ele for de porcelanato ou de madeira.

O álcool 70 raramente vai manchar seu piso de porcelanato, mas ele pode retirar lentamente aquela camada superior brilhante, resultando em áreas mais opacas. Evite esse problema diluindo em água em uma proporção de no mínimo 1:3 (uma medida de álcool, 3 medidas de água).

Em madeira, a situação é um pouco diferente. É melhor não usar o álcool puro, claro, mas diluí-lo em água pode piorar a situação – madeira e água não se misturam muito bem.

Sala de estar luxuosa com piso de madeira.

Em azulejos está liberado, pode usar sem problemas. Inclusive, é muito bom limpar a cozinha com álcool 70, especialmente os ladrilhos próximos do fogão, para tirar a gordura.

Se você quer utilizar no banheiro, pode também – mas deixe o ambiente bem ventilado, com a janela e a porta aberta, ok?

Como usar álcool 70 para limpeza dos móveis?

O álcool 70 também pode ser usado na limpeza dos móveis, mas só umedecendo o pano antes de aplicar. E é sempre bom evitar passar o produto diretamente nas superfícies para evitar danos.

A questão da madeira permanece a mesma. Se você tem móveis de madeira de lei sem verniz, não passe álcool de forma alguma – ele pode manchar e até danificar a superfície.

Para móveis envernizados e laqueados, o melhor é passar um pouco de álcool em um pano e depois aplicar na superfície, como indicamos ali em cima.

Passar álcool 70 nos eletrônicos causa danos?

Aqui depende muito da quantidade do álcool, dos eletrônicos e de onde você está passando no eletrônico.

Um exemplo: pode passar álcool 70 na tampa do notebook, mas nas teclas é melhor evitar. Lembre-se sempre: o álcool 70% contém 30% de água.

Na televisão, para limpar manchas de gordura, o melhor é fazer uma solução com 99% de água e só 1% de álcool – e isso nem é totalmente recomendado pelos fabricantes.

Eletrônicos no geral se dão melhor com o álcool isopropílico. A recomendação é limpar sempre com pano umedecido, então não exagere e nunca, em hipótese alguma, borrife diretamente o produto na tela ou no case do aparelho.

Qual a ação do álcool 70 na limpeza de casa?

O álcool 70 é usado como desinfetante e bactericida. A limpeza hospitalar, por exemplo, é feita quase que inteiramente com álcool 70. A Asseptgel inclusive tem um produto próprio para a assepsia hospitalar.

Aliás, temos até um texto no blog explicando como fazer a higienização de consultórios médicos. É ótimo para matar a curiosidade e saber como esse setor funciona.

Médica com jaleco e estetoscópio passando álcool em gel nas mãos.

O álcool 70 na limpeza doméstica pode ser usado muito além da pandemia, e especialmente em áreas cruciais e difíceis de limpar, como a cozinha, o banheiro etc.

Assepsia é algo que não pode faltar em casa. Só esse motivo já é o suficiente para continuar usando o álcool 70 na limpeza doméstica – mas claro, só onde é possível e seguro.

Gostou desse texto? Temos vários outros te esperando no nosso blog! Que tal a gente continuar essa conversa de limpeza mas indo direto para como limpar a tela da televisão? Te espero lá!

Posts Relacionados

Quer conhecer mais?

Informe seu melhor e-mail abaixo para assinar nossa Newsletter e receber informações sobre lançamentos, novidades e links para as publicações mais recentes.

Logo-ft-start
Asseptgel© Copyright 2020 – Todos os direitos reservados.