Álcool 70 caseiro: tem como fazer? É seguro?

Blog-post-alcool-70-caseiro-capa
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Bom, a pergunta está lançada: tem como fazer álcool 70 em casa? É seguro? Já vamos respondendo logo no começo do texto porque o assunto é bastante importante. Sim, tem como fazer o álcool 70 em casa, mas ele não é tão seguro quanto dizem por aí.

Nos primeiros meses da pandemia, todo mundo queria comprar álcool 70, o mais eficaz contra o coronavírus. Isso acabou gerando uma demanda tão grande que as indústrias brasileiras precisaram correr atrás para conseguir resolver.

O resultado foi a popularização do álcool 70 caseiro e as “receitas” para fazê-lo. Naquela época, tudo bem: se não tinha tanto no mercado, a população se protege como dá. Mas hoje, com tantas marcas disponíveis em qualquer lugar, fazer seu próprio álcool não é a melhor ideia.

Hoje vamos te mostrar o porquê. Podemos começar?

Dá pra fazer álcool 70 em casa?

Na teoria, dá pra você fazer qualquer concentração de álcool aí na sua casa, partindo como base o mais “forte” produzido pelas indústrias – o álcool 92.

Para fazer o álcool 70, basta misturar água fervida com o álcool 92 em uma proporção 1:3. Ou seja, 1 litro de álcool para cada 3 litros de água.

Ou, se você quiser uma quantidade menor, é só seguir a mesma proporção. Se você quiser um frasco de 400 ml, use 300 ml de água e 100 ml de álcool 92.

Esse é o processo usado para “fazer” o álcool 70 na indústria, mas com uma diferença bem grande: os processos são todos padronizados para evitar a contaminação e a mistura industrializada tem um prazo de validade muito maior.

O álcool 70 caseiro só pode ser usado até 24 horas, depois desse período a reação não está mais estável, pois as concentrações começam a variar.

Mas se é tão fácil assim, porque não é todo mundo que faz? Existem diversos motivos. A seguir, vamos mostrar alguns deles.

O álcool 70 caseiro é seguro?

Quando o assunto é química, a resposta para “isso é seguro?” é sempre sim ou não. Se for “depende”, então não é seguro. Esse é o caso do álcool 70 caseiro: ele pode ser seguro, mas não há como garantir. Ou seja, não é.

Enumeramos alguns motivos aqui para te mostrar que, mesmo que seja possível fazer o álcool 70 caseiro, é melhor não arriscar. Saiba mais:

Presença de contaminantes

O álcool 70 feito na indústria tem a garantia de não conter nenhum contaminante. Isso porque o processo de fabricação é muito cuidadoso e segue inúmeras regras de assepsia e segurança.

Mas fazendo aí na sua casa, a contaminação pode ocorrer em vários momentos.

Você viu que é preciso misturar água, não é? Se você usa água da torneira, ela já vem com seus próprios contaminantes, vindos da tubulação, da própria válvula ou mesmo do fornecimento da companhia de água da sua região.

Na indústria, a água que usamos como espessante – a “mistura” do álcool absoluto – é filtrada e refiltrada antes de entrar em contato com o produto.

Então, se você for fazer, pelo menos ferva a água. E faça a mistura em um frasco que foi higienizado antes, também com água fervida e sabão.

O álcool 92 é altamente inflamável

O álcool de concentração 92% não é para uso doméstico. Ele é usado por empresas químicas ou especializadas em limpeza e até gráficas como solvente.

Isso por conta da sua alta inflamabilidade. Qualquer faísca já é o suficiente para acender uma chama, que facilmente salta para o frasco e causa grandes acidentes.

Evitar o manuseio de substâncias inflamáveis é fundamental. Por isso, não recomendamos a mistura.

O álcool 92 não é fácil de ser encontrado

Justamente por esse uso mais restrito, não é muito fácil encontrar álcool 92 nos comércios brasileiros. Sua venda, inclusive, é barrada desde 2013 pela ANVISA.

Então é muito mais fácil você encontrar o álcool 70 já pronto do que o 92. E os preços são equivalentes, sendo que o 70 muitas vezes é até mais barato.

Esse é o último argumento contra o álcool 70 caseiro e na nossa opinião é o mais forte: por que fazer? Se o preço da mistura é mais alto e achar o 92 é uma dor de cabeça, por que não comprar o 70 logo?

Cuidados ao fazer o álcool 70 caseiro

Se você realmente decidiu fazer o álcool 70 caseiro, é bom levar alguns cuidados em consideração para evitar problemas.

Preparamos uma lista rápida pra você anotar e seguir na hora que for fazer. Veja:

  • Não use álcool de posto, nunca.
  • Sempre higienize todo o aparato previamente para evitar contaminações;
  • Use a mistura só por um dia, depois de 24 horas ela perde a eficácia;
  • Não use a mistura para higienizar as mãos: aposte no álcool gel ou na água e sabão;
  • Use só na sua casa, não distribua.

Seguindo essas recomendações simples, você está mais seguro, mas o melhor mesmo é não arriscar e comprar os produtos corretos.

O álcool gel 70% é o melhor que você pode ter em casa. Ele é ótimo para a higienização das mãos e perfeito também para as superfícies.

Conheça nossa linha acessando o site da Asseptgel. A gente se vê no próximo texto!

Posts Relacionados

Quer conhecer mais?

Informe seu melhor e-mail abaixo para assinar nossa Newsletter e receber informações sobre lançamentos, novidades e links para as publicações mais recentes.

Logo-ft-start
Asseptgel© Copyright 2020 – Todos os direitos reservados.